Programa Escola na Câmara traz estudantes para conhecer o trabalho do legislativo na Casa de Leis

Os alunos da escola Zilnete Pereira Guimarães tiveram um dia de aula diferente nesta quarta-feira. Acontece que, em contato com a coordenação do colégio, foi marcada uma visita prática à Câmara Municipal de Vereadores. A iniciativa, instituída pelo programa “Escola na Câmara”, contribui para a formação das crianças guaraparienses como cidadãos críticos, que entendem o papel do Poder Legislativo na cidade e sabem sua respectiva função.

A visita foi guiada por um servidor efetivo da Casa, que realizou uma palestra e tirou as dúvidas das crianças.

A visita, que foi guiada por um servidor efetivo da Casa de Leis, contou com uma palestra, uma apresentação e um momento de tirar as dúvidas apresentadas pelas crianças sobre o funcionamento de uma Câmara e o papel do vereador na cidade. Além disso, os alunos também tiveram a chance de ocuparem lugar na Mesa Diretora e nos demais assentos destinados aos parlamentares, medida que pôde fomentar o interesse dos jovens na representação política.

"A importância desse tipo de conteúdo ser compartilhado com as crianças na cidade é porque ela já planta uma semente de uma consciência cidadã. É importante que o jovem, principalmente que a criança, aprenda a discutir isso em casa, a debater política com o pai e com a mãe. Isso já vai despertar dele essa vontade de aprender, debater e discutir a política. Essa é uma oportunidade que a Câmara, que o Poder Público tem de se aproximar da sociedade, principalmente nessa faixa etária, onde a curiosidade e o interesse por novos assuntos é muito latente. É importante que a gente desperte na criança essa curiosidade pelo conhecimento político", comentou Paulo Moreira, o servidor responsável pela visita.

O programa “Escola na Câmara” englobou os alunos do 5º ano dos turnos matutino e vespertino e o transporte ficou por responsabilidade da instituição de ensino.

Como agendar uma visita

As escolas que tiverem o interesse de agendar uma visita à Câmara de Guarapari podem entrar em contato com a Casa de Leis através do número (27) 3361-1715. Serão dados os direcionamentos para o agendamento e explicações de como ocorrerá o passeio.

Data de Publicação: quarta-feira, 15 de junho de 2022

Rua Joaquim da Silva Lima, 167 - Centro