Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba como ajudar

É comemorado nesta terça-feira (14/06) o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para destacar a importância desta data, a Câmara Municipal de Guarapari entrou em contato com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES), que comentou, através de uma das médicas responsáveis, o quanto cada doação de sangue pode ajudar na vida de uma pessoa que necessita de uma transfusão. Os níveis da maioria dos tipos sanguíneos estão em estado crítico, sendo recomendada a doação o mais rápido possível.

A Dra. Belisa Sossai, uma das médicas do Hemoes, comentou a importância da doação de sangue e quantas pessoas podem ser ajudadas com apenas uma coleta, que não leva mais do que uma hora.  

“Uma coisa que sempre falamos é que o sangue não tem substituto. A doação é de extrema importância porque, quando um paciente precisa de uma transfusão de sangue, só conseguimos por meio de doação voluntaria, não tem como substituir por outra coisa. A doação de sangue leva em média, desde chegar na unidade, realizar o cadastro, responder o questionário e passar pela triagem e coleta, de 50 à 60 min, sendo que a doação de uma única bolsa pode ajudar até quatro pessoas”. 

Mutirão de coleta de sangue em Guarapari 

Atualmente existem cinco unidades do Hemoes nos municípios capixabas, no entanto, para atender a alta demanda de outras cidades, são realizados semanalmente mutirões de coleta em diferentes locais. Em Guarapari, que não tem um centro regional de coleta, será feita uma campanha de doação de sangue no dia 24 de junho (sexta-feira) na CEDTEC, das 8h30 às 14h. É recomendado que os interessados em participar façam o agendamento no site do Hemoes, para que os profissionais levem a quantidade certa de material. 

Preparativos para a doação de sangue 

Em Guarapari será realizada uma campanha de doação, no CEDTEC, no dia 24 deste mês.Para doar é necessário que o interessado seja maior de 18 anos (jovens de 16-17 anos também podem, desde que tenham autorização do responsável legal, que pode ser obtida através do site do Hemoes), tenha mais de 50kg, esteja em bom estado de saúde, sem sintomas gripais e bem alimentado. Na hora da triagem também será necessária a apresentação de um documento com foto e a realização de um questionário sobre doenças crônicas ou remédios de uso contínuo. 

Benefícios da doação de sangue 

Para os doadores, além de poder salvar diversas vidas a cada doação, também existem outros benefícios que foram criados para incentivar o ato. São eles: um dia de folga por ano para quem atua em regime CLT, meia-entrada em cinemas, teatros e eventos culturais e um checkup completo realizado pelo hemocentro, que analisa a amostra de sangue doada.  

Além disso o interessado em doar também pode, após ter sido registrada uma coleta, retirar a carteira de doador de sangue no Hemoes, que é impressa na hora. 

Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato com o Hemoes pelo número (27) 3137-2466. 

______________________________________________
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI 
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional 
Responsável: Ana Carolina Bacovis 
Estagiário/Jornalismo: João Pedro Barbosa 
Coordenadora de Jornalismo: Glenda Machado
Tel:(27) 3361-1715/ Ramal 203 
E-mail: comunicacao@cmg.es.gov.br 

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de junho de 2022

ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Joaquim da Silva Lima, 167 - Centro
Guarapari - ES CEP: 29.200-260


Telefones: (27) 3261-3414



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h