Câmara de Guarapari aprova com ressalvas as contas dos mandatos de Orly e Edson 

 

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou com ressalvas nesta terça-feira (08), em duas sessões realizadas, as contas do ex-prefeito Orly Gomes e do atual prefeito Edson Magalhães. A votação seguiu os pareceres técnicos emitidos pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) e da Comissão Permanente de Economia e Finanças da Casa Legislativa, que recomendaram a aprovação com ressalvas das contas apresentadas.

Nas duas sessões realizadas ontem, uma extraordinária pela manhã e outra ordinária a tarde, foi votada a legalidade dos exercícios financeiros de 2016 e 2018. Primeiro, por volta das 10h, os vereadores aprovaram, com 13 votos a favor e 1 contra, as contas do atual prefeito Edson Magalhães, que receberam do TCE-ES e da Comissão de Economia e Finanças parecer favorável com ressalvas.

Posteriormente, durante a sessão ordinária realizada às 15h, foram votadas as contas do ex-prefeito Orly Gomes, que também foram aprovadas com ressalvas, seguindo o que sugeriu o relatório da Comissão de Economia e Finanças. A votação final foi de 15 votos a favor e 1 contra.

Como ocorre este julgamento

Uma das funções delegadas ao Poder Legislativo é a de julgar as contas dos exercícios financeiros dos respectivos líderes do executivo. Neste caso, cabe à nossa Câmara Municipal julgar as contas do Prefeito de Guarapari. Para auxiliar os vereadores neste dever, o Tribunal de Contas do Espírito Santo, com uma equipe de técnicos, analisa os relatórios e envia um parecer com a recomendação para a Casa de Leis, que pode indicar a aprovação, a aprovação com ressalvas ou a rejeição. 

Na Câmara, porém, as contas também passam pela equipe técnica e política da Comissão de Economia e Finanças, que avaliam a situação e emitem um parecer, seguindo o mesmo estilo do TCE-ES. Após essa fase é elaborado um projeto de decreto legislativo que vai para votação do plenário. Com o teor da proposição sendo aprovado por maioria simples.

________________
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI 
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional 
Tel:(27) 3361-1715/ Ramal 203 
E-mail: comunicacao@cmg.es.gov.br

Data de Publicação: quarta-feira, 09 de novembro de 2022

ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Joaquim da Silva Lima, 167 - Centro
Guarapari - ES CEP: 29.200-260


Telefones: (27) 3261-3414



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h