É comemorado nesta quinta-feira (16/06) o feriado de Corpus Christi. A festa, sendo a mais tradicional procissão cristã, foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses por volta do século XVI. Seu significado para o catolicismo está na chamada "transubstanciação", que seria a transformação do corpo de Cristo no pão e o sangue no vinho. Por ser um feriado nacional, a Câmara de Guarapari reuniu informações sobre a história e o surgimento desta data, e também sobre o tradicional costume da criação dos tapetes nas ruas das cidades.
Corpus Christi no Brasil
Os primeiros registro da comemoração no Brasil datam de 9 de agosto de 1549, quando o padre Manuel da Nóbrega enviou uma carta para Portugal onde escreveu: "Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal". Já a tradição dos tapetes começou na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais e posteriormente foi se espalhando pelo país. No sul, foram os imigrantes açorianos que levaram o costume.
Corpus Christi no mundo
Sendo uma das festas mais antigas da religião católica no mundo, Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano 4º, no ano de 1264, com a instrução de que deveria ser celebrada na quinta-feira que procedesse o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes. A festa só foi instaurada após os pedidos da freira Juliana de Mont Cornillon, que nasceu na Bélgica em 1192 e ficou órfã ainda criança. Segundo conta a tradição, aos 17 anos Juliana começou a ter visões de uma lua cheia com manchas escuras e contou à Igreja, que interpretou como uma mensagem devido à ausência de uma festa para a eucaristia.
Já em 1230 a freira contou ao papa, que na época, 31 anos antes da instituição da festa, era um membro da Igreja onde ela atuava. Quando ascendeu ao cargo de papa, Urbano 4º decretou a inclusão da festa no calendáro cristão, mas teve pouca aderência dos cristão da época. A comemoração só teve caráter universal em 1313, quando o papa Clemente 5º confirmou novamente a inclusão da festa no calendário cristão. A freira Juliana, que teve as visões que precederam a criação da festa, morreu em 1258, sendo canonizada em 1599 pelo papa Clemente 8º.
______________________________________________
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional
Responsável: Ana Carolina Bacovis
Estagiário/Jornalismo: João Pedro Barbosa
Coordenadora de Jornalismo: Glenda Machado
Tel:(27) 3361-1715/ Ramal 203
E-mail: comunicacao@cmg.es.gov.br
Data de Publicação: quinta-feira, 16 de junho de 2022
Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES CEP: 29200180
Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br
Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas
às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h
Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Anexo:
Rua Joaquim da Silva Lima, 167 - Centro
Guarapari - ES CEP: 29.200-260
Telefones: (27) 3261-3414
Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h