POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE PAUTAM AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE GUARAPARI

A realização de uma Conferência Municipal da Juventude; a criação de um Centro Municipal da Juventude; e a implantação e funcionamento do Conselho Municipal da Juventude, em Guarapari, foram as principais propostas tiradas durante a “1ª Audiência Pública sobre Políticas para a Juventude”, realizada na noite desta quarta-feira (01/12), na Câmara de Guarapari.

O objetivo do encontro foi discutir temas pertinentes às políticas públicas destinadas aos jovens da cidade. O debate, que durou 2h30m e aconteceu no Plenário Ewerson de Abreu Sodré, foi organizado e promovido pela presidente da Comissão de Política Sobre Drogas, vereadora Sabrina Astori (DC), que também é a relatora da Comissão de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher.

O evento recebeu total apoio da Mesa Diretora e dos demais parlamentares da Câmara. E as discussões também contaram com a presença do presidente da CMG, Wendel Lima (PTB), e dos vereadores Léo Dantas (Patriotas), Kamilla Rocha (PTB), Denizart Zazá  (Podemos) e Professor Luciano (PDT). Também participaram da audiência, as secretárias municipais Breila Mardegan da Silva (de Trabalho, Assistência e Cidadania) e Tamili Mardegan da Silva (de Educação).

Representando a juventude guarapariense, estiveram presentes: Ramon Matheus, presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve); Geovanni Lima da Silva, diretor do Centro de Referência das Juventudes (CRJ); Tainá Coutinho, representante da OAB Jovem de Guarapari; Letícia de Sá, coordenadora  da comissão de criação do Conselho Municipal da Juventude; e representantes do coletivo “Mulheres que Lutam” e de diversos outros coletivos juvenis do município.

EM DEFESA DA JUVENTUDE

Ao longo da audiência pública, foram feitos vários pronunciamentos em defesa da ampliação do debate sobre políticas públicas para a juventude de Guarapari. Todos abordaram assuntos que estão na pauta dos debates entre os jovens, tais como: inserção no mercado formal de trabalho; falta de oportunidades de estágio; falta de acesso à documentação; falta de acesso à cultura; à economia criativa; ao empreendedorismo social e à educação financeira, entre outras demandas das juventudes do município (juventude negra, indígena, do campo, imigrante, com deficiência e LGBTQIA+).

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E CONFIRA OS DISCURSOS
E ACOMPANHE A AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ÍNTEGRA:

Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo
Estagiário/Jornalismo: João Pedro Barbosa