MARQUINHO BORGES RECEBE MOÇÃO DE RECONHECIMENTO PÚBLICO DO LEGISLATIVO PELO LEGADO DEIXADO POR SEU PAI, EX-PREFEITO HUGO BORGES

A Câmara de Guarapari, por iniciativa do presidente Wendel Lima (PTB), concedeu, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (02/12), uma “Moção de Reconhecimento Público” ao ex-presidente da Casa e ex-vereador Marco Antônio Nader Borges, popularmente conhecido como Marquinho Borges, em nome de todos os parlamentares de Guarapari. A concessão da honraria é uma forma de os vereadores agraciarem familiares de autoridades e personalidades públicas que, com seu trabalho e contribuições, marcaram a história da cidade, deixando um legado de realizações que dignificam e nobrecem o nome do município.

Marquinho Borges, como é carinhosamente conhecido por todos, é filho do saudoso ex-prefeito Hugo Borges, que denomina uma das mais importantes comendas outorgadas pela Câmara, em reconhecimento aos servidores de destaque do Poder Legislativo. Por isso, o vereador Rodrigo Borges (Republicanos), que é neto do ex-prefeito Hugo Borges e sobrinho do ex-presidente da CMG, Marquinho Borges, foi quem fez a entrega da moção.

Marquinhos Borges - de 65 anos, filho de Hugo Borges e Neuza Nader Borges - já foi vereador de Guarapari por três mandatos (1992/1996/2000) e também presidente da Câmara Municipal por quatro vezes (1995-1996, 1997-1998, 1999-2000 e 2003-2004). A entrega desta moção segue de acordo com o último evento do Poder Legislativo, onde foram homenageados diversos servidores públicos do município, que receberam três comendas com nomes de grandes personalidades que ajudaram a cidade de Guarapari, sendo a ex-médica Maria Lúcia de Almeida Cunha Lora, o ex-juiz Alexandre Martins e o ex-prefeito Hugo Borges.

COMENDA HUGO BORGES

Hugo Borges foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no pais e no Espírito Santo e o primeiro presidente do partido aqui no Estado, onde instituiu 46 diretórios municipais. Durante mais de 30 anos, Hugo Borges trabalhou pela retomada do processo democrático no Brasil e no Espírito Santo, enfrentando a ditadura militar ao lado de nomes como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela e vários outros.

Respeitado por exercer grande liderança política nos cenários municipal, estadual e nacional, Hugo Borges foi deputado estadual por cinco mandatos, presidente da Assembleia Legislativa e prefeito de Guarapari, mas ao longo de sua vida pública, recebeu comendas e honrarias em quase todas as cidades capixabas.

Em Guarapari, terra que sempre amou, “Seu Hugo” – como era chamado –, ultrapassou fronteiras e elevou o nome da cidade ao patamar de capital turística do Espírito Santo.

Foto - Prefeito Hugo Borges ao centro (de terno claro e gravata preta), ao lado do vice-prefeito da época, José Rangel (de terno escuro, à direita) , e do Padre Antônio, da Igreja Católica, entre populares.

Em seu tempo, Hugo Borges criou um amplo calendário de eventos esportivos, artísticos, culturais e gastronômicos na cidade, realizando grandes festas populares, competições de várias modalidades e shows com artistas de renome nacional, durante o ano inteiro, e não só no verão. Tudo isso projetou Guarapari e seus atrativos turísticos para o Brasil e o mundo.

“Prefeito festeiro”, Hugo Borges  instituiu o “Guará de Ouro,  em 1974, e também o Dia de Guarapari, em 19 de setembro. Trouxe o Chacrinha para eventos na cidade, realizou competições nacionais de motocross, motonáutica, promoveu o “Hollywood Vela”, o concurso “Garota Verão”.

E também conseguiu trazer várias escolas de samba de Vitória para se apresentar na cidade, assim como a  escola campeã do carnaval carioca, na época, o Salgueiro, com 800 integrantes que animaram as ruas da cidade.

Hugo Borges sabia como estimular o turismo, por isso, Guarapari sediou regatas de remo no canal do centro da cidade, recebeu a Orquesta Sinfônica do Brasil para uma apresentação e inaugurou o Cemitério Municipal com a presença do ator Paulo Gracindo, personagem folclórico chamado "Odorico Paraguaçu", que era protagonista da famosa e aclamada novela “O Bem Amado”, da Rede Globo.

“Seu Hugo” faleceu aos 92 anos, em 2013, mas deixou um grande legado na história de Guarapari. Por este motivo, em 2014, a Câmara aprovou a Resolução nº 002/2014, criando uma comenda especialmente com o seu nome.

Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo
Estagiário/Jornalismo: João Pedro Barbosa