GUARAPARI PODE TER PROGRAMA EDUCATIVO SOBRE SEGURANÇA NAS ESCOLAS DA CIDADE

A Câmara Municipal de Guarapari apreciou e enviou para análise das comissões permanentes da Casa, o Projeto de Lei nº 255/2021, de autoria da vereadora Rosana Pinheiro (Cidadania), que trata da elaboração e aplicação do programa “Crianças e Adolescentes Seguros”, que promoverá palestras educativas sobre segurança nas escolas da cidade. Com o aval do plenário, a matéria seguirá tramitando regimentalmenten o Legislativo, devendo entrar em pauta em primeira discussão, nas próximas sessões.

De acordo com o projeto, o programa visa promover atividades socioeducativas de orientação e prevenção sobre diversos temas relacionados às atividades dos bombeiros, dentre elas, a prevenção de acidentes domésticos, de trânsito, com animais peçonhentos, calamidades públicas, primeiros socorros, temas relacionados a incêndios para as crianças e adolescentes nas escolas de ensino fundamental e médio no município.

O programa, que tem por objetivo difundir a importância do trabalho do corpo de bombeiros, a prevenção de acidentes, em especial, os domésticos, a educação e a conscientização acerca do tema, seguirá as seguintes diretrizes: I - Imprimir o conhecimento, a orientação e prevenção de acidentes domésticos e outros correlatos ao cotidiano da criança e do adolescente; II - Promover a conscientização das crianças e adolescente na formação de cidadãos conscientes; III - Fomentar a socialização entre os alunos, divulgação de valores morais como a solidariedade, responsabilidade, respeito, amizade, companheirismo. IV – Garantir o desenvolvimento pleno da personalidade dos menores.

A vereadora Rosana Pinheiro, proponente do texto, comentou os motivos que levaram-na a elaborar a matéria. “Este projeto visa que, durante o desenvolvimento da personalidade das crianças e dos adolescentes, os estudantes do ensino médio e fundamental da rede municipal tenham conhecimento teórico e prático para conhecer e prevenir acidentes, em especial, no âmbito doméstico, sob a orientação de militares especializados do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo”.

E completou. “Sabe-se que o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes depende de políticos públicas que demandem educação e orientação para formação de sua personalidade, evitando-se, assim, a possibilidade de consequências drásticas quando se tornarem adultos. O Poder Público tem o dever de proporcionar uma infância e uma adolescência sadia em todos os aspectos para que os futuros adultos possam viver em toda a sua plenitude o bem-estar, a educação e a proteção ante as agruras sociais”.

Caso seja aprovado, o projeto determina que a Administração Municipal, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Educação, celebrará convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo - Corpo de Bombeiros-ES, e outras instituições públicas e privadas pertinentes a fim de consolidar o programa.

CLIQUE AQUI e confira o projeto na íntegra.

Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo
Estagiário/Jornalismo: João Pedro Barbosa