COMENDAS OUTORGADAS A SERVIDORES EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA VALORIZAM MEMÓRIA DE PERSONALIDADES QUE FIZERAM HISTÓRIA EM GUARAPARI

COMENDAS OUTORGADAS A SERVIDORES EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA VALORIZAM MEMÓRIA DE PERSONALIDADES QUE FIZERAM HISTÓRIA EM GUARAPARI

O Poder Legislativo Municipal de Guarapari, além de cumprir suas obrigações constitucionais com transparência e participação popular, sempre atuou de forma a estimular o exercício da cidadania plena e a reconhecer e valorizar os profissionais, empreendedores, trabalhadores, autoridades, servidores públicos, lideranças e entidades locais, pelas suas contribuições e serviços prestados ao desenvolvimento da cidade. E a exemplo do que acontece em todas as casas legislativas do Estado e do Brasil,a CMG também instituiu a concessão de honrarias em homenagem aos servidores públicos municipais que, em suas respectivas áreas de atuação, se dedicam e trabalham em prol da cidade e da população.

E na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro - durante Sessão Solene em homenagem ao Servidor Público, no SESC, a Câmara Municipal concedeu  três tipos de honrarias diferentes, como símbolo de reconhecimento do município, à importância do trabalho realizado por servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de Guarapari. Trata-se das comendas Hugo Borges, Maria Lúcia de Almeida Cunha  Lora e Alexandre Martins.
 

Mas quem são as pessoas que denominam essas comendas?

COMENDA HUGO BORGES

Hugo Borges foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no pais e no Espírito Santo e o primeiro presidente do partido aqui no Estado, onde instituiu 46 diretórios municipais. Durante mais de 30 anos, Hugo Borges trabalhou pela retomada do processo democrático no Brasil e no Espírito Santo, enfrentando a ditadura militar ao lado de nomes como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela e vários outros.

Respeitado por exercer grande liderança política nos cenários municipal, estadual e nacional, Hugo Borges foi deputado estadual por cinco mandatos, presidente da Assembleia Legislativa e prefeito de Guarapari, mas ao longo de sua vida pública, recebeu comendas e honrarias em quase todas as cidades capixabas. Em Guarapari, terra que sempre amou, “Seu Hugo” – como era chamado por todos –, ultrapassou fronteiras e elevou o nome da cidade ao patamar de capital turística do Espírito Santo.


Foto - Prefeito Hugo Borges ao centro (de terno claro e gravata preta), ao lado do vice-prefeito da época, José Rangel (de terno escuro, à direita) , e do Padre Antônio, da Igreja Católica, entre populares.

Em seu tempo, Hugo Borges criou um amplo calendário de eventos esportivos, artísticos, culturais e gastronômicos na cidade, realizando grandes festas populares, competições de várias modalidades e shows com artistas de renome nacional, durante o ano inteiro, e não só no verão. Tudo isso projetou Guarapari e seus atrativos turísticos para o Brasil e o mundo.


“Prefeito festeiro”, Hugo Borges  instituiu o “Guará de Ouro,  em 1974, e também o Dia de Guarapari, em 19 de setembro. Trouxe o Chacrinha para eventos na cidade, realizou competições nacionais de motocross, motonáutica, promoveu o “Hollywood Vela”, o concurso “Garota Verão”.

E também conseguiu trazer várias escolas de samba de Vitória para se apresentar na cidade, assim como a  escola campeã do carnaval carioca, na época, o Salgueiro, com 800 integrantes que animaram as ruas da cidade.

Hugo Borges sabia como estimular o turismo, por isso, Guarapari sediou regatas de remo no canal do centro da cidade, recebeu a Orquesta Sinfônica do Brasil para uma apresentação e inaugurou o Cemitério Municipal com a presença do ator Paulo Gracindo, personagem folclórico chamado "Odorico Paraguaçu", que era protagonista da famosa e aclamada novela “O Bem Amado”, da Rede Globo. 


“Seu Hugo” faleceu aos 92 anos, em 2013, mas deixou um grande legado na história de Guarapari. Por este motivo, em 2014, a Câmara de Guarapari aprovou a RESOLUÇÃO nº 002/2014, criando  comenda com o seu nome.

 

 

COMENDA MARIA LÚCIA DE ALMEIDA CUNHA LORA

Instituída pela Câmara de Guarapari em 16 de abril de 2013, por meio do Projeto de Resolução nº 007/2013, a comenda Maria Lúcia de Almeida Cunha Lora é concedida aos servidores do Poder Executivo, cuja atuação e dedicação contribuem para o aprimoramento e à melhoria dos serviços públicos.

Maria Lúcia de Almeida Cunha Lora foi uma médica humanitária de grande espírito cristão e solidário, que dedicou sua vida e sua carreira à defesa e promoção da saúde pública em Guarapari. Atuou como Clínica Geral no atendimento à população mais carente, prestando serviços em diversas unidades básicas de saúde da Rede Municipal.

Também trabalhou ativamente no antigo Pronto Atendimento da Praia do Morro e sua atenção diferenciada para com seus pacientes conquistou a amizade, o respeito e admiração de moradores de quase todos os bairros da cidade. Também atuou em Obstetrícia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir atendimento médico a moradores de comunidades da zona rural de Guarapari.

Após décadas de trabalho árduo e contínuo, na prestação de atendimento médico à população de Guarapari, Drª Maria Lúcia faleceu, mas seu nome ainda é lembrado diariamente na cidade, com grande carinho, razão pela qual ela denomina a Unidade de Saúde de Jabaraí e também as comendas que serão entregues na noite de hoje.  

 

 

COMENDA JUIZ ALEXANDRE DE CASTRO MARTINS

Já a Comenda "ALEXANDRE MARTINS", criada pela Câmara de Guarapari por meio da Resolução nº 003/2014, se destina a prestar homenagem aos servidores do Poder Judiciário que mais se destacam em sua atuação na Comarca de Guarapari e que mais contribuem para a melhoria do serviço público.

Alexandre Martins de Castro Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 1970 e mudou-se para o Espírito Santo no ano de 2003, para atuar como juiz criminal.  Respondeu pela 5ª Vara Criminal de Vitória e atendia, ainda, na Central de Penas Alternativas e na Central de Inquéritos do Juízo de Vitória.

Especialista em Direito Penal e Processual Penal, também foi convidado a dar aulas na Faculdade de Direito de Vitória. Com seu diligente trabalho no combate ao crime organizado no Estado, tornou-se símbolo de justiça e coragem. Devido à sua determinação na luta contra a impunidade, acabou sendo assassinado de forma violenta, no dia 24 de março de 2003. E em honra à sua memória e ao seu trabalho, a Câmara de Guarapari criou uma comenda com seu nome, para prestar homenagem a servidores de destaque do Poder Judiciário.

________________________________________
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional
Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo
Estagiário/Jornalismo: João Pedro Barbosa 
Coordenadora de Publicidade: Ana Bacovis
Tel: (27) 3361-1715 / Ramal 203
E-mail: comunicacao@cmg.es.gov.br
Facebook: /camaramunicipaldeguarapari
Instagram: @camaramunicipaldeguarapari

 

Data de Publicação: terça-feira, 30 de novembro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Emília Trindade da Silva, 149, Itapebussu
Guarapari - ES CEP: 29.210-010


Telefones: (27) 3261-3414



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h