CRIADORES E CUIDADORES DE CAVALOS RECEBEM HOMENAGENS EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA CLASSE

A Câmara Municipal promoveu sessão solene na noite desta quinta-feira (25/11), no Plenário Ewérson de Abreu Sodré, para registrar a passagem do "Dia Nacional do Criador de Cavalos", que é comemorado anualmente em todo o Brasil e que, neste ano, também foi comemorado em Guarapari, por determinação da Lei nº 4349/2019, de autoria do vereador Zé Preto (Patriota). A solenidade realizada na CMG foi proposta e presidida pelo próprio Zé Preto, com a participação dos vereadores do município, empresários, trabalhadores do setor de equinocultura e também convidados. Na oportunidade, um total de 32 criadores, cuidadores e amantes dos cavalos - moradores do  município - receberam honrarias concedidas pelos parlamentares, em nome do Poder Legislativo Municipal.

De acordo com o vereador Zé Preto, este ato de reconhecimento e valorização da Câmara Municipal, aos empreendedores e trabalhadores da equinocultura em Guarapari, se justifica pela importância deste setor produtivo, que movimenta uma média de R$ 16,5 bilhões por ano no Brasil, e que gera um total de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos no país, sendo muitos em Guarapari.

“O Estado do Espírito Santo ocupa o 5º lugar, no país, em número de cavalos da raça Mangalarga Marchador. E Guarapari, que possui a maior quantidade de haras do Estado, conta com mais de 800 criadores filiados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). São animais premiados e com grande destaque em nível nacional. Alguns deles, inclusive, já foram considerados como os melhores do Brasil, por diversas vezes. Isso engrandece o nome do nosso município em todo o país”, informou o vereador Zé Preto.

Ele ressaltou, também, que a população de equinos no Brasil já é a maior da América Latina e a terceira maior do mundo, com cerca de 5,8 milhões de animais. "Atualmente, nosso país perde apenas para o México e a China, em número de cavalos. E o rebanho nacional inclui cavalos de várias raças, cavalos de lida, de lazer, de competição e até de terapia", disse o parlamentar.

E Zé Preto acrescentou: “O cavalo continua sendo decisivo para o desenvolvimento de atividades pecuárias e agrícolas na grande maioria das propriedades rurais produtivas do Brasil. O agronegócio equino envolve vários fornecedores de insumos, produtos e serviços para a criação dos animais, tais como medicamentos, rações, selas e acessórios, e demanda serviços de veterinários, treinadores, transportadores e pesquisadores”.

SESSÃO SOLENE

A Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Criador de Cavalos, na Câmara de Guarapari, durou quase duas horas. A cerimôinia de entrega das honrarias aos 32 criadores, cuidadores e amantes dos cavalos do município reuniu um representativo número de profissionais e empresários da classe, e durou quase duas horas, entre o cerimonial, os pronunciamentos dos vereadores e convidados, e a concessao das condecorações.

LISTA DE HOMENAGEADOS

ANDRÉ PRUDÊNCIO FIGUEREDO
AGRIMALDO PEREIRA
ADEMIR JOSÉ GOMES PEREIRA (ZÉ PRETO)