VEREADORES APROVAM REALIZAÇÃO DA "SEMANA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA" EM GUARAPARI

Na sessão ordinária desta terça-feira (23/11), a Câmara de Guarapari aprovou, em segunda discussão e votação final, o Projeto de Lei nº 188/2021, de iniciativa do vereador Marcelo Rosa (PL), que autoriza o Poder Executivo a instituir, no calendário de eventos da cidade, a “Semana da Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca”. Com o aval do plenário, a matéria seguirá, agora, para a sanção do prefeito  Edson Magalhães.

De acordo com a proposição, a “Semana da Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca” deverá envolver a realização de atividades educativas e a divulgação de informações públicas para diagnóstico precoce de lesões bucais que são passíveis de evolução cancerígena. A programação proposta pelo vereador Marcelo Rosa também deverá incluir ações de intercâmbio técnico entre os profissionais da rede pública de saúde e demais interessados.

"Com este projeto, também queremos estimular a participação do setor privado, na realização dos eventos, por meio de patrocínio, visando à produção e distribuição de materiais informativos e outros, necessários ao sucesso da Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca. As despesas decorrentes da aplicação deste projeto correrão por conta de dotação própria do orçamento suplementar se necessário", informou o vereador Marcelo Rosa.

CLIQUE AQUI e confira este projeto na íntegra

SAIBA MAIS:

O que é câncer de boca?

O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

Como prevenir o câncer de boca?

O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcóolicos, pode desenvolver a doença. Pesquisas têm buscado respostas na biologia-molecular para a incidência neste grupo. Porém, ainda não há resposta sobre o assunto. É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.

Hábitos saudáveis são o segredo para tudo

Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo
Estagiário/Jornalismo: João Pedro Barbosa