VEREADORES APROVAM REALIZAÇÃO DA "SEMANA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA" EM GUARAPARI

VEREADORES APROVAM REALIZAÇÃO DA "SEMANA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA" EM GUARAPARI

Na sessão ordinária desta terça-feira (23/11), a Câmara de Guarapari aprovou, em segunda discussão e votação final, o Projeto de Lei nº 188/2021, de iniciativa do vereador Marcelo Rosa (PL), que autoriza o Poder Executivo a instituir, no calendário de eventos da cidade, a “Semana da Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca”. Com o aval do plenário, a matéria seguirá, agora, para a sanção do prefeito  Edson Magalhães.

De acordo com a proposição, a “Semana da Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca” deverá envolver a realização de atividades educativas e a divulgação de informações públicas para diagnóstico precoce de lesões bucais que são passíveis de evolução cancerígena. A programação proposta pelo vereador Marcelo Rosa também deverá incluir ações de intercâmbio técnico entre os profissionais da rede pública de saúde e demais interessados.

"Com este projeto, também queremos estimular a participação do setor privado, na realização dos eventos, por meio de patrocínio, visando à produção e distribuição de materiais informativos e outros, necessários ao sucesso da Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca. As despesas decorrentes da aplicação deste projeto correrão por conta de dotação própria do orçamento suplementar se necessário", informou o vereador Marcelo Rosa.


CLIQUE AQUI e confira este projeto na íntegra

SAIBA MAIS:

O que é câncer de boca?

O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

Como prevenir o câncer de boca?

O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcóolicos, pode desenvolver a doença. Pesquisas têm buscado respostas na biologia-molecular para a incidência neste grupo. Porém, ainda não há resposta sobre o assunto. É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.

Hábitos saudáveis são o segredo para tudo

Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

________________________________________
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional
Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo
Estagiário/Jornalismo: João Pedro Barbosa 
Coordenadora de Publicidade: Ana Bacovis
Tel: (27) 3361-1715 / Ramal 203
E-mail: comunicacao@cmg.es.gov.br
Facebook: /camaramunicipaldeguarapari
Instagram: @camaramunicipaldeguarapari
 

 

 

Data de Publicação: quinta-feira, 25 de novembro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Emília Trindade da Silva, 149, Itapebussu
Guarapari - ES CEP: 29.210-010


Telefones: (27) 3261-3414



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h