PROJETO INSTITUI "BADALAR DOS SINOS DE GUARAPARI" COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA CIDADE

Durante a sua 50ª sessão ordinária de 2021, realizada nesta terça-feira (23/11), a Câmara Municipal de Guarapari baixou às comissões permanentes da Casa, para análise e emissão de pareceres, o Projeto de Lei nº 254/2021, de autoria da vereadora Rosana Pinheiro (Cidadania), que declara o badalar dos sinos das igrejas da cidade (e as manifestações religiosas) como “Patrimônio Cultural Imaterial” do município. A iniciativa surge como uma resposta pública, em nome do Poder Legislativo, à disputa judicial envolvendo a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e um morador da vizinhança que se incomodou com o som dos sinos.

A proposição da vereadora Rosana Pinheiro considera, como patrimônio cultural imaterial de Guarapari, as manifestações religiosas, os festejos, as tradições cristãs, as celebrações e as procissões dos devotos dos padroeiros de Guarapari (São Pedro e Nossa Senhora da Conceição), assim como o badalar dos sinos das igrejas, os festejos da Quaresma, da Páscoa e do Natal, e os demais eventos das igrejas e comunidades eclesiais de base.

“Nosso projeto se justifica pela preocupação de toda a sociedade guarapariense com a denúncia - já formalizada no Ministério Público do Espírito Santo - de que o badalar dos sinos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição causa poluição sonora. Mas há décadas os sinos da paróquia são badalados, no Centro de Guarapari, de forma a valorizar a história da cidade e a fé da população. Portanto, nossso interesse, com esta proposição, é preservar seus ritos religiosos e a liberdade das manifestações cristãs do seu povo. Nosso objetivo é garantir que os sinos sejam badalados em todas as igrejas de Guarapari”, explicou Rosana.

CLIQUE AQUI e confira o projeto na íntegra.

Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo
Estagiário/Jornalismo: João Pedro Barbosa