VEREADORES OUVEM REIVINDICAÇÕES DE SALVA-VIDAS EM REUNIÃO NESTA TERÇA-FEIRA (26)

Um debate propositivo, sem qualquer viés político ou partidário, sobre a estrutura do turismo da cidade e sobre o funcionamento do grupo de Salvamento Marítimo de Guarapari. Assim foi a reunião de trabalho realizada no Plenário Ewerson de Abreu Sodré, na Câmara de Guarapari, na manhã desta terça-feira (26/10), entre vereadores e representantes dos 93 servidores da equipe de Salvamento Marítimo do município, que possui apenas 27 profissionais efetivos e 66 temporários, em seus quadros.

No encontro, o presidente da Casa, vereador Wendel Lima (PTB), abriu espaço para ouvir as reivindicações dos salva-vidas e para dar encaminhamento aos pleitos da categoria por melhores salários, por direitos trabalhistas previstos em contrato (13º salário e férias), por mais equipamentos e melhores condições de trabalho, e também por uma estrutura de funcionamento mais adequada à realização das operações salvamento e resgate nas praias do município.

Os vereadores Denizart Zazá (Podemos), Oldair Rossi (DEM), Rosana Pinheiro (Cidadania), Max Júnior (Avante), Izac Queiroz (PP) e Léo Dantas (Patriota) também participaram da agenda, que contou, ainda, com a presença da secretária municipal de Turismo, Helione Bacovis, e com o gerente de Salvamento Marítimo da Prefeitura de Guarapari, Genildo Rosa Vieira.

Secretária Municipal de Turismo, Helione Bacovis

Gerente de Salvamento Marítimo, Genildo Rosa Vieira (Gegê)

Na reunião, os salva-vidas também reclamaram da mudança de local da sua base de vigilância, que funcionava em um quiosque da Praia das Castanheiras e que passou a funcionar, provisoriamente, na área do Clube Siribeira. Os servidores solicitaram, ainda, a construção de dois módulos fixos de alvenaria, com banheiro, sendo um na Praia da Areia Preta e, outro, na Praia dos Namorados, o que permitirá maior raio de cobertura e vigilância das equipes de Salvamento Marítimo.

As reivindicações feitas pelos salva-vidas, à secretária de Turismo Helione Bacovis, foram endossadas pelos vereadores presentes, que defenderam uma melhor estruturação do trabalho das equipes de salvamento, reconheceram a importância da presença e da atuação desses profissionais, nas praias de Guarapari, e se comprometeram em continuar buscando respostas junto à Administração Municipal, a quem cabe a responsabilidade pela manutenção e melhoria deste relevante serviço público para visitantes e moradores de Guarapari.

------------------------------------------------------
Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo