VEREADOR QUER INCLUIR DISCIPLINA DE “EDUCAÇÃO AMBIENTAL” NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS DE GUARAPARI

A Câmara de Guarapari remeteu à análise de suas comissões permanentes, na sessão desta quinta-feira (14/10), o Projeto de Lei nº 167/2021, de autoria do vereador Oldair Rossi (DEM), que propõe ao Poder Executivo incluir a disciplina de “Educação Ambiental” na grade curricular das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal, além das unidades escolares de nível superior. Com o aval do plenário, a matéria agora continuará tramitando regimentalmente, devendo entrar em pauta, em primeira discussão, nas próximas sessões legislativas.

“Todos sabem que defender o meio ambiente é defender a vida, é preservar a natureza e o ser humano. Neste sentido, diversos órgãos públicos e empresas da iniciativa privada vêm constantemente alertando as autoridades sobre as condições dos recursos naturais do planeta, que estão se exaurindo. Por isso, temos o dever de apoiar trabalhos e projetos direcionados à melhoria de qualidade do meio ambiente”, declarou o vereador Oldair Rossi.

Segundo o projeto, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as seguintes responsabilidades: garantir a inclusão da disciplina de “Educação Ambiental” no sistema municipal de ensino; estabelecer o conteúdo desta disciplina de forma a dar destaque à importância da coleta seletiva de lixo e a promover a conscientização popular sobre a necessidade de preservação ambiental; incentivar a reciclagem e o reuso de materiais; e oferecer cursos acessíveis a todos os professores, para capacitá-los adequadamente a lecionar esta disciplina.

“Incluir a matéria de ‘Educação Ambiental’ na grade curricular do ensino básico, em Guarapari, é de suma importância para despertar nos moradores da cidade, desde a sua infância, sobre a responsabilidade coletiva de preservar e respeitar o meio ambiente, que é um patrimônio natural de uso comum do povo, essencial à uma vida sadia, com qualidade e sustentabilidade. Assim, as próximas gerações possuirão uma mentalidade mais conservacionista e será mais fácil implementar políticas públicas que visem à utilização sustentável dos recursos naturais”, defendeu Oldair.

Confira este projeto na íntegra – CLIQUE AQUI

Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo