APROVADA EM PRIMEIRA DISCUSSÃO MATÉRIA QUE PROPÕE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE

Em sessão realizada nesta quinta-feira (07/10), a Câmara de Guarapari votou e aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 192/2021, de autoria do vereador Professor Luciano (PDT), que autoriza o Poder Executivo a implementar um circuito interno permanente de videomonitoramento, nas escolas públicas da cidade. A proposição - que seguirá tramitando na CMG, devendo entrar em pauta em segunda discussão e votação final, nas próximas sessões legislativas - prevê que as escolas localizadas em áreas de maior número de ocorrências policiais e de maior índice de criminalidade e violência deverão ter prioridade na instalação do sistema. De acordo com ele, as câmeras de videomonitoramento deverão funcionar de forma permanente e contínua, com armazenamento em tempo integral, em todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação, conforme as possibilidades da prefeitura.

“O objetivo desta proposição é implementar um trabalho preventivo e garantir a segurança patrimonial e a integridade de alunos, professores, funcionários e membros da comunidade escolar do município. O sistema é uma ferramenta importante para fiscalizar a ordem nas escolas da rede municipal e inibir ações de vandalismo e a depredação do patrimônio público. As câmeras de vigilância deverão ser posicionadas em pontos estratégicos das escolas, para inibir possíveis contravenções, garantir um ambiente mais seguro e ordenado, acompanhar a movimentação externa e o trânsito de veículos nas áreas do seu entorno e monitorar o fluxo de pessoas em suas dependências”, explicou o Professor Luciano.

Segundo ele, o crescente aumento da violência e a sensação de insegurança têm contribuído para a necessidade da instalação de sistemas de monitoramento eletrônico das ações humanas, por meio de câmeras de vigilância. O investimento, na medida proposta, também significa atuar na prevenção do aliciamento de nossos jovens para o uso ou envolvimento com as drogas: “Diante deste cenário, é importante garantir, com máxima excelência, a integridade e a segurança dos nossos alunos, bem como dos professores e servidores das escolas públicas municipais. Por isso é que estamos  propondo a instalação de câmeras de segurança nas dependências e nos arredorres de todas as escolas municipais”

De acordo com o vereador, as comunidades escolares deverão ser informadas acerca da existência do sistema de vigilância eletrônica e o videomonitoramento contemplará, também, os espaços internos das iescolas (como pátios, refeitórios, quadras e congêneres), exceto banheiros e vestiários, salas dos professores e ambientes de uso privativo dos trabalhadores, pois nesses espaços, há de se preservar a intimidade e a imagem das pessoas, sob pena de desrespeito aos seus direitos fundamentais. "Já as áreas vizinhas e vias que dão acesso às escolas, também deverão possuir sistema de vigilância eletrônica que permita a vigilância da chegada e saída de pessoas, nas unidades de ensino", assinalou o parlamentar.

Acesse o link abaixo e confira este projeto em detalhes:

Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo
Estagiário de Jornalismo: João Pedro Barbosa