PROJETO QUE PROPÕE USO DE "CASTRAMÓVEL" PARA SERVIÇOS ITINERANTES E GRATUITOS DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS EM GUARAPARI VAI PARA SEGUNDA DISCUSSÃO

A luta do vereador Fábio Veterinário (PSB) para que a Prefeitura de Guarapari adquira uma unidade itinerante para realizar a castração gratuita de cães e gatos, avançou. Na sessão desta quinta-feira (07/10), a Câmara Municipal aprovou em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 124/2021, de sua iniciativa, autorizando o Poder Executivo a adquirir um veículo adaptado para funcionar como "castramóvel", possibilitando assim a prestação de serviços itinerantes, nesta área, em todas as regiões da cidade. Com o aval do plenário, esta matéria – que é apenas autorizativa e não impõe obrigações e nem despesas ao Poder Executivo – seguirá tramitando internamente, na Câmara, devendo entrar em pauta, em segunda discussão e votação final, nas próximas sessões legislativas.

O projeto do vereador Fábio Veterinário também prevê o desenvolvimento de ações de educação, extensão e pesquisa, junto à população, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a guarda responsável de bichos de estimação e, principalmente, sobre a importância de realizar o procedimento cirúrgico que evita a procriação dos animais.

"Para a implementação e o uso regular do castramóvel, o município de Guarapari deverá seguir a regras estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo. O Poder Executivo já está autorizado, por meio da presente Lei, a abrir crédito adicional especial para criar este serviço, caso seja necessário. Nosso intuito em oferecer atendimento itinerante para castração gratuita de cães e gatos é monitorar o controle populacional e prevenir zoonoses e acidentes de trânsito", explicou Fábio Veterinário.

O vereador disse, também, que uma unidade castramóvel poderá ajudar a cidade a conter o crescente número de cães e gatos circulando pelas ruas , a reduzir o número de acidentes automobilísticos e a evitar doenças infectocontagiosas transmitidas por cães e gatos. "As ações de educação deste projeto visam diminuir o abandono, estimular a adoção e promover o respeito e a saúde dos animais. As ações de extensão visam à complementação da formação de alunos, possibilitando a eles um novo olhar sobre a Medicina Veterinária. Já as ações de pesquisa trarão dados importantes que servirão para subsidiar as políticas públicas municipais de proteção, de manejo populacional e de  bem estar animal", informou o vereador, que busca assegurar a realização de todos os exames laboratoriais pré-operatórios e as avaliações de saúde dos animais, pela equipe do castramóvel.

Confira esta proposição na íntegra acessando o link abaixo:

Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo
Estagiário de Jornalismo: João Pedro Barbossa