VEREADORA PROPÕE INSTITUIR SEMANA NACIONAL DAS JUVENTUDES NO CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

VEREADORA PROPÕE INSTITUIR SEMANA NACIONAL DAS JUVENTUDES NO CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI

A Câmara de Guarapari aprovou em primeira discussão, na sessão desta quinta-feira (30/09), o Projeto de Lei nº 182/2021, de iniciativa da vereadora Sabrina Astori (DC), que institui, no calendário oficial de eventos de Guarapari, a "Semana Municipal das Juventudes", a ser comemorada anualmente, na semana em que incidir o “Dia Nacional da Juventude” (12 de agosto). Com o aval do plenário, a matéria seguirá tramitando internamente, na CMG, devendo entrar em pauta em segunda discussão e votação final, nas próximas sessões legislativas.

"A Semana Municipal das Juventudes terá como principal objetivo a conscientização dos jovens para o seu papel na construção da cidadania plena e para a sua responsabilidade na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, além da formação social, política, cultural, educacional e pessoal, bem como auxiliá-los em sua inclusão no mercado formal de trabalho", esclareceu Sabrina Astori.

De acordo com Sabrina, durante a "Semana das Juventudes", a municipalidade, por meio de suas secretarias – e em parceria com a iniciativa privada –, promoverá palestras, debates, seminários, gincanas, festivais, apresentações teatrais, shows artísticos, atividades esportivas e demais atividades voltadas ao incentivo, aprimoramento, aperfeiçoamento e inclusão dos jovens nos setores produtivos da sociedade.

"O Poder Público Municipal também promoverá a comemoração e o incentivo à divulgação da presente atividade, através de todos os meios cabíveis e necessários para a efetivação desta Lei. Na Semana Municipal das Juventudes, as ações socioeducativas deverão abranger temas atuais, como: problemas de saúde causados pelo uso de drogas, álcool e cigarro; doenças sexualmente transmissíveis; prostituição infantil; pedofilia; gravidez na adolescência; relacionamento familiar; combate ao 'cyberbullying'; benefícios da prática saudável de esportes; estudos e workshops voltados à profissionalização e ao empreendedorismo dos jovens", completou Sabrina Astori.

Para cobrir despesas relativas à confecção de materiais informativos e outras necessidades de divulgação e de realização das atividades referentes à "Semana da Juventude de Guarapari", a presente matéria já autoriza o Poder Executivo a reservar, por meio das secretarias municipais afetas, recursos financeiros para estas finalidades.

JUSTIFICATIVAS

 

I - O presente projeto tem por finalidade instituir, no calendário de comemorações oficiais do município, a "Semana das Juventudes", que terá como principal objetivo a conscientização dos jovens para o exercício de sua cidadania e de sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, além de auxiliar em sua formação social, econômica, política, cultural e, principalmente, pessoal.

II - Um dos maiores desafios dos jovens é o ingresso ao mercado de trabalho. Nesse sentido, este Projeto de Lei pode auxiliá-los na busca do primeiro emprego.

III - A Semana Municipal das Juventudes visa trazer para a juventude de Guarapari vários benefícios, por meio de palestras, debates, seminários, noções de empreendedorismo, testes vocacionais e orientações sobre como obter a Carteira de Trabalho e elaborar um currículo.

IV - As atividades previstas ensejam grandes oportunidades para os jovens da cidade e, também, uma oportunidade para a consolidação de parcerias entre instituições de ensino e  convênios de empresas do setor privado com órgãos do Poder Público, visando à inserção dos jovens no mercado formal de trabalho.

V - A Semana das Juventudes também pretende incentivar a diversidade comportamental dos jovens, com a efetiva criação de políticas públicas voltadas para esta grande parcela da população, que representa o futuro de Guarapari.

Acesse o link abaixo e confira este projeto em detalhes:
http://www3.cmg.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=13402&arquivo=Arquivo/Documents/PL/13402-202109011701106381-assinado.pdf#P13402  

________________________________________
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional
Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo 
Coordenadora de Publicidade: Ana Bacovis
Tel: (27) 3361-1715 / Ramal 203
E-mail: comunicacao@cmg.es.gov.br
Facebook: /camaramunicipaldeguarapar
Instagram: @camaramunicipaldeguarapari
 

Data de Publicação: quarta-feira, 29 de setembro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Emília Trindade da Silva, 149, Itapebussu
Guarapari - ES CEP: 29.210-010


Telefones: (27) 3261-3414



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h