APROVADA EM PRIMEIRA DISCUSSÃO PROJETO QUE AUTORIZA MUNICÍPIO A ADERIR AO PROGRAMA NACIONAL DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

APROVADA EM PRIMEIRA DISCUSSÃO PROJETO QUE AUTORIZA MUNICÍPIO A ADERIR AO PROGRAMA NACIONAL DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

A Câmara de Guarapari está perto de dar mais um passo para a inclusão do município no Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, do Ministério da Educação (MEC). É que na sessão desta quinta-feira (30/09), o plenário aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 108/2021, de autoria conjunta dos vereadores Fábio Veterinário (PSB) e do presidente da CMG, Wendel Lima (PTB), autorizando o Poder Executivo a realizar convênio com os governos estadual e federal, para a implementação de uma escola cívico-militar na cidade. Com o aval do plenário, a matéria seguirá tramitando regimentalmente na Casa, devendo entrar em pauta, em segunda discussão e votação final, nas próximas sessões legislativas. Para a implementação da escola cívico-militar, o município de Guarapari deverá seguir as regras a serem estabelecidas por meio de convênio com os governos estadual e federal, ficando o Poder Executivo autorizado, desde já, a abrir crédito adicional especial para o cumprimento desta Lei.

“Esta proposição autoriza a Administração Municipal a firmar convênio com o Estado e a União, para a implementação da nossa primeira escola cívico-militar, que apresentará um importante conceito de gestão nas áreas educacional, didática, pedagógica e administrativa, com a participação de todo o corpo docente da comunidade escolar e o apoio militar prestado pelo Ministério da Defesa. Vale salientar que esta Lei é apenas autorizativa e não acarreta despesas ao Poder Executivo. Se este projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito, isso poderá resultar na adesão de Guarapari ao programa, visando à próxima seleção técnica do MEC, que pretende construir 216 escolas cívico-militares até 2023, promovendo, assim, um salto na qualidade educacional do Brasil”, disse o vereador Fábio Veterinário.

“A adesão a este programa educacional é voluntária. No ano passado, o Governo Federal abriu espaço para os Estados e municípios. Apenas Piauí, Sergipe e Espírito Santo ficaram de fora. No entanto, mais de 600 cidades localizadas nos demais estados brasileiros pediram para participar e as contempladas foram escolhidas com base em critérios técnicos rigorosos. Por isso, somente 54 instituições de ensino foram contempladas para compor o projeto-piloto do programa, que envolve atualmente 38 escolas estaduais e 16 municipais, em 23 estados e no Distrito Federal. Agora, queremos que Guarapari também faça parte dos municípios a serem selecionados pelo MEC, para participar da próxima fase deste programa educacional”, explicou o presidente Wendel Lima.

Acesse o link abaixo e confira este projeto na íntegra:
http://www3.cmg.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=12714&arquivo=Arquivo/Documents/PL/12714-202107030002518047-assinado.pdf#P12714   

________________________________________
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional
Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo 
Coordenadora de Publicidade: Ana Bacovis
Tel: (27) 3361-1715 / Ramal 203
E-mail: comunicacao@cmg.es.gov.br
Facebook: /camaramunicipaldeguarapar
Instagram: @camaramunicipaldeguarapari

 

 

Data de Publicação: quarta-feira, 29 de setembro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Emília Trindade da Silva, 149, Itapebussu
Guarapari - ES CEP: 29.210-010


Telefones: (27) 3261-3414



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h