"SEMANA MUNICIPAL DAS JUVENTUDES" DEVERÁ SER INCLUÍDA NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DE GUARAPARI

"SEMANA MUNICIPAL DAS JUVENTUDES" DEVERÁ SER INCLUÍDA NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DE GUARAPARI

A Câmara de Guarapari baixou às suas comissões permanentes, para análise e emissão de pareceres, na sessão desta quinta-feira (09/09), o Projeto de Lei nº 182/2021, de iniciativa da vereadora Sabrina Astori (DC), que institui, no calendário oficial de eventos de Guarapari, a "Semana Municipal das Juventudes", a ser comemorada anualmente, na semana em que incidir o “Dia Nacional da Juventude” (12 de agosto). Com o aval do plenário, a matéria seguirá tramitando internamente, na CMG, devendo entrar em pauta, em primeira discussão, nas próximas sessões legislativas.

"A Semana Municipal da Juventude terá como principal objetivo a conscientização da juventude para o seu papel na construção da cidadania plena, e para a sua responsabilidade na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, além da formação social, política, cultural, educacional e pessoal, dos jovens, bem como auxiliá-los em sua inclusão no mercado de trabalho", esclareceu Sabrina Astori.

De acordo com ela, durante a "Semana das Juventudes", a municipalidade, por meio de suas secretarias – e em parceria com a iniciativa privada –, promoverá palestras, debates, seminários, gincanas, festivais, apresentações teatrais, shows artísticos, atividades esportivas e demais atividades voltadas ao incentivo, aprimoramento, aperfeiçoamento e inclusão dos jovens nos setores produtivos da sociedade.

"O Poder Público Municipal promoverá a comemoração e o incentivo à divulgação da presente atividade, através de todos os meios cabíveis e necessários para a efetivação desta Lei. Na Semana Municipal da Juventude as ações socioeducativas deverão abranger temas atuais, como: problemas de saúde causados pelo uso de drogas, álcool e cigarro; doenças sexualmente transmissíveis; prostituição infantil; pedofilia; gravidez na adolescência; relacionamento familiar; combate ao 'cyberbullying'; benefícios da prática saudável de esportes; estudos e workshops voltados à profissionalização e ao empreendedorismo dos jovens", completou Sabrina Astori.

Para cobrir despesas relativas à confecção de materiais informativos e outras necessidades de divulgação e de realização das atividades referentes à "Semana da Juventude de Guarapari", a presente matéria já autoriza o Poder Executivo a reservar, por meio das secretarias municipais afetas, recursos financeiros para estas finalidades.

 

JUSTIFICATIVAS

I - O presente projeto tem por finalidade instituir, no calendário de comemorações oficiais do município, a "Semana da Juventude", que terá como principal objetivo a conscientização dos jovens para o exercício de sua cidadania e de sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, além de auxiliar em sua formação social, econômica, política, cultural e, principalmente, pessoal.

II - Um dos maiores desafios dos jovens é o ingresso ao mercado de trabalho. Nesse sentido este Projeto de Lei busca auxiliá-los na busca do primeiro emprego.

III - A Semana Municipal da Juventude visa trazer para a juventude de Guarapari vários

benefícios, por meio de palestras, debates, seminários, noções de empreendedorismo, testes vocacionais e orientações sobre como obter a Carteira de Trabalho e elaborar um currículo.

IV - As atividades previstas ensejam grandes oportunidades para os jovens da cidade e, também, uma oportunidade para a consolidação de parcerias entre instituições de ensino e  convênios de empresas do setor privado com órgãos do Poder Público, visando à inserção dos jovens no mercado formal de trabalho.

V - A "Semana da Juventude" pretende incentivar a diversidade comportamental dos jovens, com a efetiva criação de políticas públicas voltadas para esta grande parcela da população, que representa o futuro de Guarapari.

Acesse o link abaixo e confira este projeto em detalhes:
http://www3.cmg.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=13402&arquivo=Arquivo/Documents/PL/13402-202109011701106381-assinado.pdf#P13402 

________________________________________
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional
Jornalista Responsável: Claudio Figueiredo 
Coordenadora de Publicidade: Ana Bacovis
Tel: (27) 3361-1715 / Ramal 203
E-mail: comunicacao@cmg.es.gov.br
Facebook: /camaramunicipaldeguarapar
Instagram: @camaramunicipaldeguarapari
 

Data de Publicação: quinta-feira, 09 de setembro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Emília Trindade da Silva, 149, Itapebussu
Guarapari - ES CEP: 29.210-010


Telefones: (27) 3261-3414



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h