DESAFIOS SOBRE POPULAÇÃO DE RUA EM GUARAPARI FOI PAUTA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA

Na noite desta quarta-feira (17/03), o vereador Denizart Zazá (Podemos) realizou, no plenário da Câmara de Guarapari, uma Audiência Pública híbrida, contando com um pequeno grupo presencial de pessoas e um outro grupo, em sala virtual, participando dos trabalhos por meio de videoconferência. Participaram do evento diversas autoridades do município e também representantes de entidades sociais, para juntos discutirem o tema: “Desafios sobre a População em Situação de Rua e a Seguridade Social”. Esta agenda de discussão – que é de elevado interesse por parte da sociedade guarapariense –, vem sendo pautada com grande prioridade pelos 17 parlamentares do município e todos reconhecem a dimensão deste problema social. Por isso, apoiaram firmemente a iniciativa do vereador Zazá, assim como representantes de movimentos pró-cidadão de rua, de secretarias municipais e estaduais, da Polícia Militar, Polícia Civil, REPAS, e OTG, entre outros.

A reunião foi marcada pela apresentação de documentos sobre outras cinco audiências públicas sobre o mesmo assunto, que já foram realizadas pelo vereador Zazá ao longo dos últimos anos, e também pelos depoimentos de autoridades estaduais, como Clarisse Campos (SETADES) e Eliandro Reis (SEDH), que falaram sobre a importância de que a sociedade e o Poder Público trabalhem de forma integrada para superar os desafios enfrentados pelos cidadãos em situação de rua. Outro momento importante da audiência foi o relato de Rosângela Cândido, coordenadora do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua. Apesar de transcorrer de forma propositiva, a ausência de representantes da Prefeitura de Guarapari foi registrada e criticada. Mesmo tendo recebido convites, nem Breilla Madergan (da SETAC) e nem Ana Paula Rangel (do Centro POP) compareceram, o que causou indignação aos participantes do evento. Os vereadores Denizart Zazá e Kamilla Rocha também demonstraram decepção com as ausências e afirmaram que vão cobrar um posicionamento de ambas as representantes do Poder Executivo.

“Por mais que tenham justificado suas ausências, o tema é de suma importância para toda a sociedade e refere-se exclusivamente aos cargos que as representantes do poder executivo ocupam e é inadmissível que elas não se fizessem presentes”, disse o vereador Zazá, proponente desta audiência pública. Segundo ele, o evento foi positivo, pois novas ações serão promovidas junto ao Ministério Público e órgãos ligados ao tema. O delegado de Polícia Civil Rafael Ramos também manifestou apoio à audiência e mostrou seu interesse em colaborar com essa luta, bem como Camilla Ucelli, representante do Fórum Municipal de Trabalhadores do SUS e SUAS, que se disponibilizou a cooperar com os trabalhos.

Já as representantes da Secretaria Municipal de saúde (SEMA) explanaram sobre as atividades que o município desenvolve junto aos cidadãos em situação de rua e também se dispuseram a colaborar naquilo que envolve a saúde deste grupo desafortunado da população de Guarapari.

O representante do REPAS, José Geraldo, se comprometeu em agendar uma nova reunião no início do próximo mês de abril, para dar continuidade à elaboração de um projeto de soluções em âmbito municipal, com a presença de todos os participantes da audiência pública. "Desta forma, além das ações em parceria com o Ministério Público, teremos outras ações junto à sociedade civil organizada e às secretarias municipais e estaduais", comentou Zazá, que encerrou o evento após duas horas de debates, satisfeito com os relatos que testemunhou e se comprometendo em dar continuidade ao seu trabalho social, com ou sem a presença de alguns representantes do Poder Executivo.

_______________________________________________
* MATÉRIA PRODUZIDA POR ALEX WILLIANS