DESAFIOS SOBRE POPULAÇÃO DE RUA EM GUARAPARI FOI PAUTA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA

DESAFIOS SOBRE POPULAÇÃO DE RUA EM GUARAPARI FOI PAUTA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA

Na noite desta quarta-feira (17/03), o vereador Denizart Zazá (Podemos) realizou, no plenário da Câmara de Guarapari, uma Audiência Pública híbrida, contando com um pequeno grupo presencial de pessoas e um outro grupo, em sala virtual, participando dos trabalhos por meio de videoconferência. Participaram do evento diversas autoridades do município e também representantes de entidades sociais, para juntos discutirem o tema: “Desafios sobre a População em Situação de Rua e a Seguridade Social”. Esta agenda de discussão – que é de elevado interesse por parte da sociedade guarapariense –, vem sendo pautada com grande prioridade pelos 17 parlamentares do município e todos reconhecem a dimensão deste problema social. Por isso, apoiaram firmemente a iniciativa do vereador Zazá, assim como representantes de movimentos pró-cidadão de rua, de secretarias municipais e estaduais, da Polícia Militar, Polícia Civil, REPAS, e OTG, entre outros.

A reunião foi marcada pela apresentação de documentos sobre outras cinco audiências públicas sobre o mesmo assunto, que já foram realizadas pelo vereador Zazá ao longo dos últimos anos, e também pelos depoimentos de autoridades estaduais, como Clarisse Campos (SETADES) e Eliandro Reis (SEDH), que falaram sobre a importância de que a sociedade e o Poder Público trabalhem de forma integrada para superar os desafios enfrentados pelos cidadãos em situação de rua. Outro momento importante da audiência foi o relato de Rosângela Cândido, coordenadora do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua. Apesar de transcorrer de forma propositiva, a ausência de representantes da Prefeitura de Guarapari foi registrada e criticada. Mesmo tendo recebido convites, nem Breilla Madergan (da SETAC) e nem Ana Paula Rangel (do Centro POP) compareceram, o que causou indignação aos participantes do evento. Os vereadores Denizart Zazá e Kamilla Rocha também demonstraram decepção com as ausências e afirmaram que vão cobrar um posicionamento de ambas as representantes do Poder Executivo.

“Por mais que tenham justificado suas ausências, o tema é de suma importância para toda a sociedade e refere-se exclusivamente aos cargos que as representantes do poder executivo ocupam e é inadmissível que elas não se fizessem presentes”, disse o vereador Zazá, proponente desta audiência pública. Segundo ele, o evento foi positivo, pois novas ações serão promovidas junto ao Ministério Público e órgãos ligados ao tema. O delegado de Polícia Civil Rafael Ramos também manifestou apoio à audiência e mostrou seu interesse em colaborar com essa luta, bem como Camilla Ucelli, representante do Fórum Municipal de Trabalhadores do SUS e SUAS, que se disponibilizou a cooperar com os trabalhos.

 

Já as representantes da Secretaria Municipal de saúde (SEMA) explanaram sobre as atividades que o município desenvolve junto aos cidadãos em situação de rua e também se dispuseram a colaborar naquilo que envolve a saúde deste grupo desafortunado da população de Guarapari.

 

O representante do REPAS, José Geraldo, se comprometeu em agendar uma nova reunião no início do próximo mês de abril, para dar continuidade à elaboração de um projeto de soluções em âmbito municipal, com a presença de todos os participantes da audiência pública. "Desta forma, além das ações em parceria com o Ministério Público, teremos outras ações junto à sociedade civil organizada e às secretarias municipais e estaduais", comentou Zazá, que encerrou o evento após duas horas de debates, satisfeito com os relatos que testemunhou e se comprometendo em dar continuidade ao seu trabalho social, com ou sem a presença de alguns representantes do Poder Executivo.

_______________________________________________
* MATÉRIA PRODUZIDA POR ALEX WILLIANS
ASSESSORIA / GABINETE / VEREADOR DENIZART ZAZÁ
CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI

 

 

Data de Publicação: quinta-feira, 18 de março de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Emília Trindade da Silva, 149, Itapebussu
Guarapari - ES CEP: 29.210-010


Telefones: (27) 3261-3414



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h