DITO XARÉU ASSUME VAGA DE SUPLENTE EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA

DITO XARÉU ASSUME VAGA DE SUPLENTE EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA

Tomou posse na manhã desta segunda-feira (22), em sessão solene realizada no Plenário Ewerson de Abreu Sodré, na Câmara Municipal de Guarapari, o suplente de vereador Marcial de Souza Almeida, popularmente conhecido como “Dito Xaréu”. O nome dele foi confirmado pela Justiça Eleitoral para assumir a vaga do PSDB, no Legislativo, deixada por Francisco de Assis Pereira Duarte (Chico Móveis), parlamentar falecido no último dia 13 de fevereiro. Em razão desta triste fatalidade, não houve clima de comemoração durante a sessão e o ato de posse transcorreu de modo regimental. A solenidade reuniu apenas vereadores, representantes da imprensa e poucos amigos, familiares e correligionários de Dito Xaréu. Os trabalhos foram transmitidos ao vivo pela TV Guarapari (Canal 9.1 HD) e pelas plataformas digitais da CMG na internet.

Na sessão anterior, realizada na quinta-feira da semana passada (dia 18), o presidente do Legislativo, vereador Wendel Lima (PTB), precisou dar seguimento aos protocolos formais fixados pela Lei Orgânica Municipal e pelo Regimento Interno da Câmara e, assim, cumpriu as normativas que determinaram a extinção do mandato do vereador falecido e a imediata convocação de seu suplente, para o mandato de 2021-2024, conforme informações fornecidas pela Justiça Eleitoral.

“Apesar de todos nós ainda estarmos muito tristes e consternados com o súbito falecimento do nosso colega de vereança, Chico Móveis, este fato ocasionou a extinção do seu mandato e a vacância no cargo de vereador. Neste caso, o rito regimental do Poder Legislativo deve acatar o que dispõem o artigo 52, parágrafo 2º da Lei Orgânica Municipal; além do  parágrafo 1º do artigo 53; do art. 27 e do parágrafo 5º da mesma lei. A vida continua, desejamos sucesso ao vereador Dito Xaréu e esperamos que ele assuma esta suplência com o compromisso de dar prosseguimento às lutas iniciadas por Chico, nas comunidades do nosso interior”, comentou Kamilla Rocha, 1ª Secretária da Mesa Diretora.

Após a leitura do “Edital de Convocação” do suplente de vereador e do “Termo de Compromisso”, o vereador suplente Marcial de Souza Almeida (Dito Xaréu) participou do ato solene de “Prestação de Compromisso”, que diz o seguinte: “Prometo cumprir dignamente o mandato que me foi confiado, respeitar a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Espírito Santo e a Lei Orgânica do Município, observar as Leis, cumprir o Regimento Interno da Casa e desempenhar com lealdade o mandato que me foi confiado, trabalhar pelo progresso do município e bem estar da população”.

 

 

ASSINATURA E DISCURSO DE POSSE

Depois de fazer sua promessa, Dito Xaréu assinou o “Termo de Posse” e o presidente da Câmara, vereador Wendel Lima, o declarou empossado. Ato contínuo, o parlamentar fez uso da palavra e se dirigiu ao plenário, em seu discurso de posse, em tom de humildade e de respeito. Ele iniciou suas palavras pedindo a todos que elevassem o pensamento e fizessem um minuto de silencio em homenagem à memória do vereador Chico Móveis. Logo em seguida, Dito Xaréu expressou tristeza pela perda do amigo, colega e correligionário (que faleceu de forma tão abrupta e precoce), e disse que não será fácil substituí-lo. “Reafirmo o compromisso de cumprir minhas obrigações constitucionais e de exercer minha representatividade parlamentar, neste município, com diligência, responsabilidade e ética. E desde já estou deixando abertas as portas do meu gabinete e me colocando à disposição dos eleitores de Chico, para juntos continuarmos erguendo suas bandeiras de luta em favor do povo do interior e de todo o nosso município”.

 

VEREADORES ELEGEM 2º VICE-PRESIDENTE DA MESA DIRETORA NA SESSÃO DESTA TERÇA (23)

Na manhã desta segunda-feira (22), após a sessão solene de posse do suplente de vereador Marcial de Souza Almeida, popularmente conhecido como “Dito Xaréu” – que assumiu a vaga do PSDB no Legislativo, deixada por Francisco de Assis Pereira Duarte (Chico Móveis), falecido no último dia 14 de fevereiro – foi feita a leitura do “Edital de Convocação” para a eleição do 2º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Câmara de Guarapari, que será realizada durante a sessão ordinária desta terça-feira (23), a patir das 15 horas, no Plenário Ewerson de Abreu Sodré.

“Os parlamentares que desejarem concorrer à vaga de 2º Vice-Presidente, que foi deixada por Chico Móveis,  deverão proceder ao registro de suas candidaturas no Setor de Protocolo desta Casa, ou junto à Mesa Diretora, até o início do processo de eleição”, informou o presidente da CMG, Wendel Lima (PTB).

De acordo com o art. 14 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Guarapari, a referida eleição deveria ter acontecido na 1ª sessão ordinária da Casa – realizada no último dia 18 –, mas por “Questão de Ordem” e também em respeito ao direito do vereador suplente Dito Xaréu (PSDB), de participar desta votação e até de se inscrever ao cargo de 2º Vice-Presidente da Mesa Diretora –, o plenário deliberou por realizar esta eleição na próxima sessão ordinária, uma vez que Dito, suplente de Chico Móveis, ainda não havia tomado posse.

Já a liderança partidária do PSDB – sigla pela qual o vereador Chico Móveis foi eleito, em 2020, com 1.006 votos – é quem indicará os representantes do partido que deverão assumir as vagas deixadas por Chico nas comissões permanentes da Câmara de Guarapari. O parlamentar falecido era relator da Comissão de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e, também, membro da Comissão de Educação e Cultura. 

____________________________________________

CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPARI
Divisão de Comunicação e Publicidade Institucional
Jornalista Responsável:
Claudio Figueiredo
Coordenadora de Publicidade: Ana Bacovis
Tel: (27) 3361-1715 / Ramal 203
E-mail:
comunicacao@cmg.es.gov.br
Facebook: /camaramunicipaldeguarapari
Instagram: @camaramunicipaldeguarapari

Data de Publicação: segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Emília Trindade da Silva, 149, Itapebussu
Guarapari - ES CEP: 29.210-010


Telefones: (27) 3261-3414



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h