Câmara e superintendente da Polícia Civil discutem abertura de posto para emissão de carteira de identidade no anexo

A Câmara Municipal de Guarapari recebeu, nesta sexta-feira (11), o superintendente da Polícia Técnico Científica, Renato Koscky Júnior, e o chefe do Departamento de Identificação, João Quemelli, para tratar da abertura do posto de emissão de carteira de identidade no anexo.

Na ocasião, eles conheceram a sala que a Câmara pretende disponibilizar para a realização do serviço e explicaram alguns procedimentos que devem ser adotados para realizar o convênio com a Câmara.  “Nós temos a necessidade que o órgão forneça alguns equipamentos e a mão de obra, principalmente, porque nós não temos condição de disponibilizar peritos para todos os postos do estado”, afirmou Koscky.

Segundo o superintendente, a Polícia Civil costuma realizar convênios com as prefeituras para a abertura dos postos, mas em Guarapari isso não foi possível. O diretor da Câmara, Ricardo Rios, explicou que quando a Casa de Leis tomou conhecimento da negativa da prefeitura em ceder servidores para o posto de identificação iniciou as tratativas para trazer o serviço para o anexo com o apoio do deputado estadual Danilo Bahiense. Ele ressaltou que a Câmara vai ceder a estrutura, os servidores e que o local é de fácil acesso e já conta com o atendimento da Ouvidoria da Mulher, que é outro importante serviço para a sociedade.

“A meta dessa atual gestão da Câmara é fazer o possível e o impossível para que os cidadãos tenham bons serviços. Não podemos medir esforços para melhorar o serviço que o cidadão precisa. Principalmente nessa área que dá dignidade ao cidadão. Porque não poder trabalhar de carteira assinada por não poder tirar a carteira ou precisar de uma identidade e ter que ir em outro município para tirar esse documento, pra nós que somos do serviço público, chega ser uma vergonha não conseguirmos resolver isso”, disse Rios.

De acordo com o chefe do Departamento de Identificação, o atual posto do município realiza 80 atendimentos diários entre emissão do documento, entrega de segunda via, coleta de impressão digital e fornecimento de informações. Tudo isso realizado apenas por um perito e dois estagiários, o que demonstra a necessidade do novo posto.

Koscky ressaltou que tem interesse em firmar o convênio com a Casa de Leis. “A gente não tem ainda uma data porque precisamos alinhar algumas coisas para efetivamente trabalhar com um posto aqui na Câmara. Mas, há um interesse da Polícia Técnico Científica da Polícia Civil em trazer e melhorar o serviço aqui em Guarapari. Agora é muito bom essa conversa que a gente iniciou. É o primeiro passo para que a gente venha efetivar esse serviço”, finalizou.

Rafaela Patrício - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de Guarapari

Data de Publicação: domingo, 11 de outubro de 2020