Vereadores aprovam projetos que destinam mais de R$ 100 mil para APAE e novas medidas de combate ao coronavírus

Os vereadores da Câmara Municipal de Guarapari aprovaram, no dia 23 de junho, os Projetos de Lei (PL) nº 55, 56 e 57/2020, que somados destinam R$ 110.265,04 para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e novas medidas para combater a pandemia do novo coronavírus no município.

O PL nº 55/2020 autoriza a prefeitura a firmar um convênio no valor de R$ 50 mil com a APAE. O recurso deve ser empregado no projeto “Construções Inclusivas” para contratação de profissionais especializados para atuarem na reabilitação de pessoas com dificuldades na coordenação motora, compra de material e na manutenção dos serviços socioassistenciais. O PL nº 56/2020 autoriza o repasse de R$ 16.265,04 para ser utilizado pela instituição no pagamento de oficineiros e compra de material para o projeto Voz e Movimento. Já o PL nº 57/2020 destina R$ 44 mil para ser empregado no projeto “Integrar: deficiência não é limite” com a contratação de pessoal técnico especializado e o pagamento de encargos sociais.

O presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PSB), afirmou que a aprovação dos projetos é uma forma de reconhecer a importância do papel social da entidade no município. “A APAE faz um bonito e importante trabalho em nossa cidade que nós não podemos deixar de apoiar. Então aprovamos esses recursos e temos certeza que serão muito bem empregados em prol das pessoas com necessidades especiais de Guarapari”.

Em relação ao combate do novo coronavírus, foram aprovadas as Indicações nº 66 e 72/2020, do vereador Enis Gordin, e o Requerimento nº 28 de autoria do vereador Marcos Grijó (PDT). As Indicações solicitam, respectivamente, a entrega de máscaras junto com as cestas básicas para as famílias de baixa renda e a instalação de pias e disponibilização de sabonete líquido em locais com grande circulação de pessoas.

“As famílias mais carentes não podem comprar alimentos e muito menos máscaras, por isso, é justo que recebam as máscaras do município junto com as cestas básicas. As pias provisórias com sabonetes líquidos em locais com grande circulação vão colaborar para que as pessoas que estão passando e até mesmo as pessoas em situação de rua possam lavar as mãos e assim ficarem mais protegidas. Os casos de coronavírus estão aumentando cada dia mais em Guarapari e precisamos adotar essas novas medidas para que essa doença não faça mais vítimas na nossa cidade”, afirmou Enis.

Já o Requerimento pede o pagamento de 40% de adicional de insalubridade aos profissionais da saúde. “Os profissionais da saúde estão na linha de frente e a maioria deixa esposa e filhos, às vezes, a mercê em casa ou ficam isolados. Existe uma lei que dá condições para municipalidade aumentar de 10% para 40%, que é o máximo. Então que ele chegue aos 40% de insalubridade e amenize esse sofrimento que além de social, é o sofrimento econômico que esses profissionais têm. E que possa deixar um pouco mais de conforto a esses familiares que estão em casa”, explicou Grijó.

Durante a votação foram aprovados ainda outras 26 Indicações, mais quatro Requerimentos e três Moções.

Rafaela Patrício - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de Guarapari

Data de Publicação: sexta-feira, 03 de julho de 2020