Audiência pública debate regulamentação de shows em Guarapari

A Câmara Municipal de Guarapari realizou uma audiência pública, nesta terça-feira (10), para debater a regularização de shows no município.

Na ocasião, os vereadores, a população e os promotores de eventos debateram as consequências que os shows trazem para sociedade. Entre elas o incômodo que o som alto causa nos moradores do entorno das áreas dos shows e o pânico que os fogos geram aos animais.

As crises que o barulho causam nos autistas também foi lembrada. A dona de casa Rosemélia Ramos Nogueira é mãe de duas  autistas de 3 e 10 anos. Ela relatou que “os meninos ficam muito nervosos e o mais novo corre para o meu colo e fica perguntando que barulho é esse. Como mãe, fico muito triste em ver o sofrimento dos meus filhos sem necessidade. Há anos não passo o ano novo em Guarapari justamente por isso. Seria maravilhoso se ao menos os fogos usados nesses eventos fossem aqueles que não fazem barulho.”

O caos no trânsito, os furtos em muitos desses eventos e  as agressões físicas e os acidentes em consequência do consumo exagerado de bebidas alcoólicas e drogas foram pontuados pelo capitão Lorencini, do 10º da Polícia Militar. “Os eventos tem que ter local, horário de início e término regulamentados pela prefeitura e hoje não existe esse limite. O poder público tem a obrigação de estabelecer esse limite. Essa questão de se fazer um evento de quase 24 horas é prejudicial para o jovens que estão ali e para suas famílias”, afirmou Lorencini.

Ele também elogiou a realização da audiência pública. “O debate é muito importante para dar voz as pessoas que não tem voz. É necessário debater porque o direito de muitas pessoas está sendo esquecido, que é o direito a tranquilidade, a paz, ao descanso para elas saírem no outro dia para trabalhar e isso está sendo esquecido aqui em Guarapari. Nós temos que ter shows sim, o turismos de Guarapari tem que se desenvolver sim, mas tem que ser um turismo sustentável”, finalizou o capitão.

O produtor de eventos do Multiplace Mais, Ramissés Rocha de Almeida, também ressaltou a importância da audiência pública. “Acho muito importante essa audiência que a Câmara está realizando para ouvir a comunidade porque vai nos ajudar a absorver toda essa demanda de orientações e sugestões para a gente poder melhorar cada vez mais. É uma iniciativa que a gente dá parabéns e a Multiplace Mais está sempre aberta para ouvir a população e as autoridades, sempre do lado da lei e tentando chegar a uma boa solução para ambos”.

O presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), afirmou que  “Guarapari é uma cidade turística e nós não temos a intenção de prejudicar nenhum evento que atraia turistas para a cidade. Mas, é preciso regulamentar esses shows para garantir que os direitos dos moradores do entorno desses eventos, dos autistas e de toda sociedade sejam respeitados. Acho que essa audiência pública contribuiu muito para isso e nós vamos continuar buscando uma solução que fique boa para todo mundo.”

Data de Publicação: quinta-feira, 12 de dezembro de 2019