Comissão Processante decide continuar investigando vereador e vai pedir perícia nos áudios

A Comissão Processante aprovou por unanimidade a continuação da investigação da denúncia contra o vereador Dito Xaréu (SDD). A votação foi  realizada nesta terça-feira (30) durante a primeira reunião após a apresentação da defesa prévia do parlamentar.

A decisão da Comissão acompanhou o parecer do relator, Marcos Grijó (PDT) que afirmou que as denúncias são graves e os áudios que circularam nas redes sociais precisam ser investigados. “A sociedade exige de nós transparência e segurança no que é votado nesta Casa. Se houve a denúncia, se houveram os áudios e toda a sociedade ficou informada pelas redes sociais, nós temos que investigar. Até mesmo para dar segurança ao próprio vereador, se ele não tiver nada com isso e for absolvido no futuro”.

O membro da Comissão, vereador Wendel Lima (PSD), afirmou que “acho que trazer legitimidade dessa denúncia para a sociedade guarapariense é de suma importância porque foi um assunto que chocou a população. Se o vereador é culpado ou inocente, no final dos trabalhos teremos essa conclusão. E aí vai caber ao plenário a votação pela cassação ou não do vereador.”

Além da continuidade da investigação, a Comissão retirou o nome dos seus membros da lista de testemunhas apresentada na defesa prévia do vereador. “Nós solicitamos o parecer da Procuradoria que afirmou que os membros da Comissão não devem permanecer como testemunhas arroladas neste processo”, disse a presidente da Comissão, vereadora Fernanda Mazzelli (PSD).

Nas próximas reuniões a Comissão deve ouvir as testemunhas. Além disso, vai solicitar apoio das polícias Civil e Federal para a realização da perícia  que irá verificar a veracidade dos áudios.

Data de Publicação: terça-feira, 30 de julho de 2019

Rua Simplício de Almeida Neto, nº 74, Centro - Guarapari/ES