Câmara realiza sessão solene para homenagear pescadores de Guarapari

A Câmara Municipal de Guarapari realizou, na última sexta-feira (05), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Pescador.

O proponente da sessão, vereador Thiago Paterlini (MDB), explicou que o objetivo da solenidade era reconhecer a importância da categoria para economia da cidade. “Essa foi uma oportunidade de estar próximo desses profissionais que contribuem tanto para o desenvolvimento social, econômico e político da nossa cidade e também de levantar a autoestima dessa categoria que muitas vezes é esquecida pela sociedade. Além disso, essa proximidade ajuda o pescador saber que aqui é a casa dele, é a casa do povo e não só a casa do debate”, disse o parlamentar.

O evento contou com a presença do deputado estadual Carlos Von e a palestra ministrada pelo professor de Extensão Pesqueira do Ifes de Piúma, Thiago Holanda Basílio. O palestrante afirmou que a pesca é uma atividade cultural, história e de relevante importância para economia de Guarapari. “A pesca representa uma porcentagem de arrecadação muito elevada aqui na região porque muitas pessoas sobrevivem dessa atividade, da arrecadação de recursos e da cadeia produtiva como um todo. Então temos que valorizar a comunidade pesqueira, que é uma comunidade que precisa ser ouvida e de uma atenção especial para ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Melhorar a produtividade , melhorar o trabalho deles de forma mais digna e mais humana”, enfatizou o professor.

Segundo a presidente da Colônia de Pescadores, Marcilene Carneiro Chagas Belo, mais conhecida como Pretinha, Guarapari possui 1.200 pescadores. Ela ressaltou que eles são pessoas humildes que enfrentam variadas condições climáticas em alto mar para conseguir sustentar suas famílias e que por isso, merecem ser mais valorizados. “Quero agradecer ao vereador Thiago pela homenagem aos pescadores porque só de um tempo para cá que eles passaram a ter seus esforços reconhecidos aqui na cidade”, afirmou Pretinha.

Segundo o vereador, em breve a Comissão de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca irá promover o Seminário da Pesca para discutir políticas de apoio para o desenvolvimento da atividade pesqueira no município.

Data de Publicação: segunda-feira, 08 de julho de 2019

Acesse nosso Censo previdenciário!
Fale com a Ouvidoria!

Rua Simplício de Almeida Neto, nº 74, Centro - Guarapari/ES