Câmara discute prevenção e tratamento da dependência química no 1º Fórum Antidrogas de Guarapari

A dependência química foi discutida no 1º Fórum de Guarapari, realizado nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal. O evento foi proposto pelo presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), e  contou com a palestra “Drogas e Prevenção”, ministrada pelo presidente do Conselho Municipal Antidrogas e presidente da ONG Atitude, Sérgio Pereira.

O Fórum contou com a presença de representantes de comunidades terapêuticas e da Polícia MilitarDurante a palestra, Sérgio fez um alerta para o consumo indiscriminado de remédios controlados que muitas vezes são comprados e consumidos sem prescrição médica e acabam gerando dependência. Ele apresentou dados do Relatório Mundial sobre Drogas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodoc), publicado em 26 de junho de 2018, que mostram que esses medicamentos são responsáveis por 76% das mortes envolvendo distúrbios relacionados ao uso de drogas.

Sérgio pediu para que o poder público ajude as comunidades terapêuticas e clínicas.O palestrante também cobrou mais atenção do poder público para o problema. “As casas existem por amor mesmo. Elas não tem incentivo do poder público, não tem incentivo social e lutam com muita dificuldade. Cada interno acolhido em uma comunidade terapêutica e uma clínica dá tranquilidade para a sociedade. A gente vê muito furto e assalto sendo cometido devido ao uso de drogas e as casas tiram os dependentes das ruas e desarticulam o tráfico com recursos próprios. É necessário que o município dê um suporte encaminhando para essas comunidades terapêuticas serviços de saúde”, disse Sérgio.

Além das palestras, representantes das comunidades terapêuticas República Cristã, Projeto Vida Urgente e Projeto Hebron e das clínicas Bola de Fogo e Vitalle relataram os trabalhos que realizam com os dependentes e seus familiares e as dificuldades que enfrentam. A Polícia Militar também participou do evento e foi representada pelo capitão Lorencini, que lembrou que a melhor forma de se combater as drogas e a violência causada pelo tráfico é a prevenção.

O presidente da Câmara afirmou que ficou satisfeito com o resultado do Fórum e que pretende realizar outras edições. “A droga é o que mais ceifa vidas hoje no nosso município e no nosso país. Além de ser também, o crime que leva mais pessoas para a prisão então esse fórum foi muito importante para nossa sociedade. Estou maravilhado e agradecido por tudo que aprendi e pelo trabalho tão importante que as clínicas e comunidades terapêuticas realizam. Só tenho que pedir a Deus por essas pessoas que verdadeiramente lutam pelo próximo”, disse Enis.

Data de Publicação: quinta-feira, 27 de junho de 2019

Acesse nosso Censo previdenciário!
Fale com a Ouvidoria!

Rua Simplício de Almeida Neto, nº 74, Centro - Guarapari/ES