Comissão de Meio Ambiente visita Asscamarg e coleta seletiva vai ser tema de reunião pública

Os vereadores Thiago Paterlini Monjardim (MDB) e Marcos Grijó (PDT) e Clebinho Brambati (PTB), presidente, relator e membro, respectivamente, da Comissão de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca realizam no dia 30 de abril, a partir das 13 horas, mais uma reunião pública, em que um dos temas a serem abordados será a Coleta Seletiva. Para acompanhar a realidade do trabalho que possui grande importância ambiental, parte da comissão esteve nas instalações da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Asscamarg) e acompanharam de perto as principais necessidades da ONG.

Os vereadores Thiago Paterlini e Marcos Grijó com a representante da Asscarmag Jadir Emilia. Foto: Assessoria vereador Thiago PaterliniRealizando um trabalho voluntário, a representante da associação Jadir Emilia, conta que para que os catadores recebam seus salários, é preciso que haja a coleta com intensidade. Porém, nem sempre os caminhões de recolhimento estão em funcionamento. "Diversas vezes um dos caminhões ficam por dias na oficina para reparos, que poderiam ser evitados, caso fosse um veículo novo. Muitas vezes o mesmo modelo apresenta problemas frequentes numa mesma peça. Isso diminui a produção da reciclagem e automaticamente o salário do catador, que já não é alto, diminui", lamenta.

Além das condições dos automóveis, os catadores reclamam ainda da precariedade social e percebem a falta de zelo com a separação de lixos que não são feitas em residências e escolas. "Nós sobrevivemos com salários baixos e é sempre uma burocracia para a retirada de cesta básica. Além disso, parece que não há conscientização sobre a coleta seletiva em escolas e casas, e muitos materiais são perdidos, pois a sociedade não cumpre este papel", relatam.

O presidente da Comissão, vereador Thiago Paterlini Monjardim, se vê incansável para buscar melhorias nesta área. "A Asscamarg cumpre um papel de extrema importância para o município. Logo, é preciso que o poder público cumpra com os auxílios necessários para que esta instituição se mantenha de forma digna. Na reunião pública, iremos cobrar esta obrigação, e não vamos deixar só no papel algo que envolve desde questões sociais à saúde pública".

Para o relator, vereador Marcos Grijó, a realidade da Asscamarg envolve não só o poder público municipal, mas também a sociedade civilizada. "A gente espera que seja cumprida a legislação da coleta seletiva e que haja um acompanhamento por parte das secretarias cabíveis, como Meio Ambiente e Social. Além disso, a conscientização cidadã possui uma parcela importante no assunto. A reunião será o momento de debater todos esses assuntos, para juntos, buscarmos a solução", finaliza.

Sobre a Asscamarg

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, amenizando o impacto ambiental e transformando o lixo em renda para muitas famílias do município.

Formada por catadores devidamente uniformizados e identificados pela logomarca da entidade.  Os materiais são recolhidos nos Pontos de Coleta Voluntária e de porta em porta em condomínios, shoppings, residências, empresas, escolas, órgãos públicos e outros.

SERVIÇO: Reunião Pública da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca

Data: 30/04/2019 - Terça-feira

Horário: A partir das 13 horas

Local: Plenário Ewerson de Abreu Sodré- Câmara Municipal de Guarapari

Tema: Coleta Seletiva e Resultado da pauta anterior, sobre melhorias e infraestrutura para pescadores no Canal de Guarapari.

EVENTO ABERTO AO PÚBLICO.

Larissa Castro - Assessora de Comunicação do vereador Thiago Paterlini.

Data de Publicação: quinta-feira, 25 de abril de 2019

Acesse nosso Censo previdenciário!
Fale com a Ouvidoria!

Rua Simplício de Almeida Neto, nº 74, Centro - Guarapari/ES