Reunião pública debate implantação de Centro Especializado para atender pessoas em situação de rua em Guarapari

Reunião pública debate implantação de Centro Especializado para atender pessoas em situação de rua em Guarapari

Os direitos da população em situação de rua e seu acesso as políticas públicas foi discutido pela terceira vez na reunião pública realizada na Câmara Municipal de Guarapari, nesta terça-feira (12). A reunião, proposta pelo vereador Denizart Luiz (PSDB), contou com a presença dos vereadores, Dito Xaréu (SDD), Oziel de Souza (PSC) e Kamilla Rocha (DEM); da secretária de Trabalho e Assitência Social (Setac), Shirley Pereira; da secretária de Saúde, Alessandra Gaigher; a secretária adjunta, Célia Cristina Silva; a coordenadora do Centro Pop, Graça Grataroli; a educadora social Celimara Gonçalves e a psicóloga do Centro do Pop, Mônica Negrão.

Segundo a secretária de Assistência Social, Shirley Pereira, Guarapari recebeu 140 pessoas em situação de rua no verão. Denizart afirmou que o município recebeu emenda de R$ 180 mil do Estado para a construção de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), que deve ser localizado em Perocão, e que a instalação do Centro-Pop e de um abrigo já haviam sido prometidas nas reuniões anteriores. “Queremos cobrar da prefeitura, através da secretária, a instalação do Centro-Pop. O local já foi destinado e a verba já chegou. Nós precisamos que ela seja utilizada e que o projeto comece a funcionar”, disse o parlamentar.

A secretária de Assistência Social explicou que inicialmente o município transferiu a antiga Casa Dia, que era localizada no Ipiranga, para Santa Mônica e que agora atende como Centro-Pop. No local são oferecidos higiene pessoal, café da manhã, almoço e aqueles que possuem vícios em álcool e drogas e desejam se tratar são encaminhados para unidades terapêuticas. Já o Centro - Pop definitivo ainda será construído. “Estamos em fase licitatória. Teve uma empresa que ganhou a licitação e muito em breve a gente já começa a construção do Centro-Pop espaço físico porque equipe do Centro-Pop nós já temos. Implantando o Centro-Pop físico a gente passa pensar no abrigo, que também é uma exigência do MDS (Ministério do Ministério do Desenvolvimento Social)”, disse a secretária.

A secretária de Saúde, Alessandra Gaigher, afirmou que o município tem realizado ações voltadas para a saúde das pessoas em situação de rua.Segundo Shirley, na baixa temporada Guarapari recebeu cerca de 80  pessoas em situação de rua e no verão o número subiu para 140.Essas pessoas não podem ser retiradas das ruas contra sua vontade, por isso, somente aquelas que aceitam ser recambiadas recebem passagem para retornar ao município de origem.

A secretária de Saúde afirmou que a parceria entre a Setac e sua pasta resultou em uma melhoria no atendimento das pessoas em situação de rua e que existe uma programação anual em que são desenvolvidas ações voltadas para os moradores em situação de rua. “Esse trabalho é feito com muita dificuldade porque hoje a pessoa está em um endereço e amanhã ela muda. Por mais que nós concientizamos o morador de rua que ele precisa dar continuidade ao tratamento, no outro dia nossa equipe já não acha mais ela no mesmo lugar. Então nossa maior dificuldade é fazer a continuidade do tratamento”, afirmou Alessandra. 

Rafaela Patrício - Assessora de Comunicação Câmara Municipal de Guarapari/ES

Data de Publicação: quarta-feira, 13 de março de 2019

Acesse nosso Censo previdenciário!
Fale com a Ouvidoria!
ACOMPANHE A CÂMARA

Sede:
Av. Getúlio Vargas, n° 299 - Centro - Guarapari/ES
CEP: 29200180


Telefone: (27) 3361-1715
Fax: (27) 3361-1723
E-mail: ouvidoria@cmg.es.gov.br

Horário das Sessões:
Terças-feiras alternadas às 15h
Todas as quintas-feiras às 15h


Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Anexo:
Rua Simplício de Almeida Neto, nº 74, Centro - Guarapari/ES

Telefones: (27) 3261-3414 / (27) 3261-3806



Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h