Vereadores aprovam reajuste de 4,17% para professores da rede municipal

Na sessão ordinária desta quinta-feira (07), os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 19/2019, de autoria do Executivo, que prevê um reajuste de 4,17% no salário dos professores da rede municipal.

A vereadora Paulina Aleixo (PRO), que já atuou na educação como professora e diretora afirmou que o município deveria ter concedido um  reajuste maior. “A gente sabe o quanto o professor luta. Hoje em dia tem aluno que não respeita mais os professores. Esses 4,17% são melhores do que nada, mas é muito pouco pelo esforço dos professores”, disse Paulina.

O vereador Oziel de Souza (PSC) foi o relator do projeto e apesar de seu parecer favorável, também acredita que o reajuste deveria ser maior. “É um percentual muito pequeno. Nossos professores são dignos de um aumento que realmente justifique suas funções porque o professor sofre na sala de aula”.

Além de conceder o reajuste aos professores, os parlamentares também aprovaram por unanimidade projetos que beneficiam instituições que realizam trabalhos sociais com as crianças da cidade. Entre eles está o Projeto de Lei nº 16/2019, que autoriza o município a repassar R$ 44 mil para a APAE investir no “Projeto Integrar: Deficiência Não é o Limite”.

A APAE também foi beneficiada com a aprovação dos Projetos de Lei nº 17/2019 e 18/2019. O primeiro autoriza a prefeitura a firmar um convênio no valor de R$ 16.265,04 com a instituição para que a mesma possa pagar oficineiros e adquirir materiais necessários para a oficina de dança, o coral, o teatro e a capoeira do “Projeto Voz e Movimento”. Já o segundo, é um repasse de R$ 50 mil para que a APAE possa contratar profissionais especializados para atuarem na reabilitação de pessoas com dificuldades na coordenação motora e adquirir material para o “Projeto Construções Inclusivas”.

Outro Projeto aprovado é o nº 28/2019, que repassa R$ 80 mil para a Creche Alegria. Com a aprovação dos Projetos de Lei nº 29/2019 e 30/2019, a prefeitura está autorizada a firmar um convênio de R$ 100 mil com a Associação Pestalozzi para que a instituição possa investir na compra de uniformes, materiais pedagógicos e administrativos, e outro de R$ 45.050,16 para a compra de materiais de limpeza e alimentos.

O presidente da Comissão de Economia e Finanças, vereador Marcus Grijó (PDT) ressaltou que os parlamentares deram prioridade para a votação desses projetos porque da relevância dos trabalhos que são desenvolvidos pelas entidades. Ele também criticou o valor do repasse para a Creche Alegria. “Na gestão passada era o dobro desse valor. Este é um valor irrisório. Até porque a gestão atual prometeu dez creches e até agora nenhuma saiu do papel. Nós sabemos que essas instituições têm grande importância porque o município não consegue atender essas crianças”, afirmou Grijó.

O vereador Rogério Zanon (PRP) também concordou que a verba destinada as instituições deveria ser maior. “O trabalho que é feito na APAE, na Creche Alegria e na Pestalozzi é um trabalho de alta relevância para Guarapari. Crianças especiais tem que ter professores especializados, que tenho certeza que tem um valor maior no fator tempo e salário. Então se melhorasse mais essa verba, ajudaria mais. Mas, antes isso do que nada. Vamos trabalhar isso para futuramente agraciar melhor não só a Creche Alegria, como também a Pestalozzi e a APAE”, finalizou o parlamentar.

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de março de 2019

Acesse nosso Censo previdenciário!
Fale com a Ouvidoria!

Rua Simplício de Almeida Neto, nº 74, Centro - Guarapari/ES