Obra da nova sede da prefeitura está sendo investigada pela Câmara e Tribunal de Contas

A construção da nova sede da prefeitura de Guarapari, na Praia do Morro, está sendo investigada pelo presidente da Comissão de Economia e Finanças, vereador Marcos Grijó (PDT) a quase um ano.

De uma entrevista realizada na Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (13), o parlamentar revelou que a Comissão de Economia e Finanças  realizou     uma visita no   prédio pouco depois que ele foi adquirido pelo município. Segundo Grijó, após constatarem que o prédio comprado estava inacabado por muitos anos, os   vereadores convocaram o então secretário de Obras, Emanoel de Oliveira Vieira, para dar explicações sobre a estrutura do prédio. “Eles falaram que iria ser feito   o  tratamento das ferragens e que a empresa  contratada só para tirar os rebocos. Nós questionamos que aquilo era um prédio residencial construído em um momento em   que o PDM era um e ele sofreu alterações. Portanto,  não atendia a legislação atual. Há também um processo de corrosão ali e perguntamos se eles não tinham medo de   que  isso  daqui há 10 ou 20 anos caia. Mas, eles falaram que   estavam sendo retirados alguns pesos e paredes estavam sendo quebradas”, disse o presidente.

Na imagem é possível ver que há corrosão em várias colunas. Foto: Assessoria vereador Marcos Grijó Preocupado com os riscos que o local poderá oferecer, em março de 2018 o parlamentar solicitou ao Tribunal de Contas que fizesse uma vistoria técnica na       obra. “O Tribunal de Contas levou a matéria ao pleno para análise das fotos que mostramos o processo corrosivo no prédio e isso foi julgado com os       nossos questionamentos sobre as três sedes   da prefeitura, venda de uma área para com os recursos fazer uma sede que foi iniciada e abandonada, aquisição de outra,     a questão que a obra parada há mais de 20 anos não atende ao PDM, o processo corrosivo que se instalou na obra e a segurança que ela ofereceria as futuras   gerações.    O  pleno julgou favorável aos  nossos pleitos e enviou ao Ministério de Contas do Tribunal de Contas uma solicitação para a realização de uma auditoria no   prédio”, afirmou     Grijó.

O buraco no meio do piso mostra as péssimas condições do imóvel. Foto: Assessoria vereador Marcos Grijó De acordo com o presidente da Comissão de Economia e Finanças, a auditoria, que será realizada pelos engenheiros do Tribunal   de Contas para analisar a viabilidade, a    continuidade e os gastos da obra, deve acontecer entre o final de fevereiro e início de   março. “Nós enquanto Comissão de Economia e Finanças e   vereadores estamos    questionando os órgãos competentes, que  são o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça. A partir do laudo do Tribunal de Contas se não     paralisarem a obra, nós vamos    entrar     na justiça para paralisar”, revelou  o vereador.

Até o momento os gastos do município com a nova sede foram de aproximadamente R$ 6 milhões, incluindo os mais de R$ 2 milhões da compra do imóvel. “Vejo esses    gastos como  um grande erro de gestão. A área que foi  vendida foi no comprometimento de se fazer a nova sede, foi iniciada a obra e depois abandonada. Então já há um    investimento público  abandonado. No se segundo momento, já foi adquirida uma estrutura com problemas visíveis por qualquer cidadão para se tornar uma área pública com  um volume vultuoso de  recursos. Foram gastos quase R$ 6 milhões e não tem nada lá. O prefeito não está dizendo nem vai garantir que depois não vai precisar de mais  dois  ou quatro milhões para terminar”, criticou o parlamentar.

Data de Publicação: quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Acesse nosso Censo previdenciário!
Fale com a Ouvidoria!

Rua Simplício de Almeida Neto, nº 74, Centro - Guarapari/ES