Mesa Diretora apresenta plano para os primeiros cem dias de gestão da Câmara

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guarapari realizou reuniões, na manhã desta sexta-feira (11), com os vereadores e a imprensa para apresentar seu plano de trabalho para os primeiros cem dias de gestão, o Plano 100 dias - CMG. Nele estão estipuladas 10 medidas administrativas prioritárias que deverão ser colocadas em prática ao longo deste período.

Durante as reuniões o diretor geral da Câmara, Ricardo Rios, explicou como cada medida será realizada e frisou que o objetivo do Plano é acelerar e dar eficiência ao serviço prestado pela Câmara. “Todos os processos que estão relacionados nestas dez medidas terão urgência e prioridade nesta Casa de Leis”, disse Rios.

O presidente da Mesa Diretora, vereador Enis Gordin (PRB) revelou que pretende tornar a Câmara de Guarapari a mais transparente do Estado. “Nossa meta e chegar ao primeiro lugar da transparência e mostrar Guarapari como um exemplo para todo o Espírito Santo”.

O presidente da Comissão de Finanças, Marcos Grijó (PDT) elogiou a preocupação da nova gestão com a transparência. “O presidente está de parabéns pela iniciativa de provocar esta facilidade de conversar com a sociedade, com a imprensa e com o Poder Executivo”, disse Grijó.

A vereadora Paulina Aleixo (PRO) ficou satisfeita com o projeto. “Estou completando 20 anos de mandato como vereadora e nunca vi uma gestão começar tão bem como esta. Tenho certeza que o presidente vai conseguir colocar o Plano 100 dias em prática e tenho certeza que toda a população vai sair vitoriosa porque esta gestão para renovar. É um parlamento forte que entrou para trabalhar”, afirmou a vereadora.

Para a vereadora Kamilla Rocha (DEM) o plano foi bem apresentado e agora ela vai aguardar que ele seja colocado em prática. Ela também elogiou a transparência com que a nova gestão vem trabalhando. “É atribuição do presidente a parte de gerir a casa. Acho muito bacana a atitude dele sobre a transparência e que ele continue levando os trabalhos com transparência e sabendo que ele tem 17 parceiros na Câmara Municipal para que durante esses dois anos a população tenha o melhor e nós possamos fazer um trabalho que deixe história em Guarapari”, disse a parlamentar.

Depois de debater com os vereadores o presidente da Câmara,vereador Enis Gorfin, e o vereador Grijo apresentaram o Plano 100 dias -CMG para a imprensa.

O jornalista Tell Miranda afirmou que “a gestão está no caminho certo. A gente torce para que realmente dê certo e que a população venha mais a Câmara Municipal e que os vereadores se aproximem mais da população”, disse Tell.

O jornalista Rodrigo Barbosa também elogiou a transparência do projeto. “As medidas de transparência são bem legais. A Câmara já ficou em segundo lugar e que agora fique em primeiro. O Aplicativo é uma modernidade que já funciona em algumas Câmaras e é legal saber que Guarapari está se adequando as novas mídias e meios de se comunicar com a população”.

Conheça os três pilares constitucionais do Plano 100 dias - CMG:

- Câmara na Palma da Mão:

É um aplicativo que será disponibilizado gratuitamente para a população de Guarapari onde será possível acessar todas as informações do site da Câmara com transparência e facilidade de compreensão. Além do aplicativo, também será oferecido o serviço Câmara Minuto a Minuto, que consiste na divulgação do andamento dos trabalhos durante as sessões em tempo real.

A Transparência nos Gastos também é uma preocupação desta gestão, por isto as despesas e economias da Casa estarão disponibilizadas para acesso de todos.

- Câmara Inclusiva:

Pessoas Com Deficiência (PCD) vão ganhar oportunidades para entrar no mercado de trabalho. Para isto, serão ofertadas 10% das vagas de estágio existentes na Casa para estudantes PCS’s do ensino médio.

- Câmara nos Bairros:

A nova Mesa Diretora também quer aproximar a população de Guarapari com Câmara. Para isto será realizado o projeto Câmara nos Bairros, que vai levar os vereadores nas comunidade para ouvir suas demandas e realizar sessões. O diferencial é que os parlamentares serão convidados pelos moradores. Este convite deve ser protocolado na Casa de Leis e votado em plenário, para que o projeto seja realizado no bairro.

A participação dos jovens no processo democrático também é uma preocupação da nova gestão, por isto, na comunidade em que for realizado o projeto Câmara nos Bairros também vai acontecer a Câmara Jovem, onde estudantes de uma escola da região vão aprender mais sobre o trabalho do legislativo e realizar uma sessão para colocar o que aprenderam em prática.

Data de Publicação: sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Acesse nosso Censo previdenciário!
Fale com a Ouvidoria!

Rua Simplício de Almeida Neto, nº 74, Centro - Guarapari/ES