Vereadores prestigiam assinatura de ordem de serviço em Camurugi

Reforma e ampliação da unidade de saúde da família antenderá 11 mil pessoas

Na tarde desta segunda-feira (06) o prefeito Edson Magalhães assinou a ordem de serviço para a construção da nova Unidade de Saúde da Família do bairro Camurugi.

O evento aconteceu na escola Municipal Maria Veloso Calmon e contou com a presença do vice-prefeito Miguel Agrizzi, da secretária de Saúde Alessandra Gaigher, da secretária de Educação Sônia Meriguete, do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal Sandro Bigossi (PDT) e dos vereadores Dito Xaréu (SDD), Denizart Luiz (PSDB), Thiago Paterlini (PMDB) e Rosângela Loyola (PDT) e Marcos Grijó (PDT). Também estiveram presentes o presidente da Associação de Moradores do Camurugi, Rodrigo Santana e moradores da região.

Na ocasião, a secretária de saúde Alessandra Gaigher explicou que a unidade de saúde atende quatro comunidades. “Esse é o território sanitário 6 e atende quatro comunidades. Uma parte do Itapebussu é atendida aqui, Camurugi, parte do Sol Nascente e Vila da Samarco. Elas são atendidas na unidade que já funciona hoje, mas o espaço não é próprio, tem escada e dificulta o acesso para idoso e gestante e até a própria equipe a realizar as atividades”.

Segundo a secretária, a Unidade de Saúde da Família do Camurugi atende quase 11 mil moradores das quatro comunidades. “Esse território atende quase 11 mil pessoas então anda mais do que justo a gente poder dar esse passo enorme, que é essa ordem de serviço, para a realização desse sonho. Essa nova unidade de saúde vai poder melhor os moradores, os idosos e as gestantes”.

O presidente da Associação de Moradores agradeceu ao prefeito pela realização da obra. “Nossa palavra hoje é de agradecimento. É um sonho que vai se realizar em nosso bairro. Temos que fazer muitas melhorias para nosso bairro, isso é notório para todos. Mas a saúde é prioridade. Hoje o prefeito está aqui trazendo para nós a solução”.

Para o prefeito Edson Magalhães, a saúde é de grande importância para o desenvolvimento da cidade. “Nós temos um número grande de pessoas que dependem de uma saúde de qualidade. Então nós queremos ampliar o espaço físico para atender melhor a saúde da família nessa região, já que não são apenas os profissionais que atendem as pessoas de casa em casa, temos que ter o médico que precisa avaliar caso a caso, e é na unidade de saúde que ele vai fazer isso”, ressalta o prefeito.

Magalhães ainda anunciou que além da unidade de saúde do Camurugi, novas unidades vão receber melhorias na estrutura e no atendimento. “Estamos fazendo uma nova proposta, onde vamos colocar em Santa Mônica uma nova estrutura para a saúde da família. Estamos para construir uma nova unidade de saúde em Village do Sol para atender a comunidade e até o Recanto da Sereia”, esclarece o prefeito.

Uma das principais unidades de saúde da cidade, Dr. Roberto Calmon também passará por reformas até o próximo ano. Segundo o prefeito, o município está apenas dependendo de um imóvel para remanejar a equipe e o mobiliário usado no local.

“Não podemos permitir que as pessoas aguardem pelo atendimento em pé. Nós queremos um espaço bacana e uma grande recepção para acolher melhor as pessoas. Não precisaremos de contratar novos profissionais. Precisamos é melhorar o serviço. Estamos praticamente com todos os medicamentos chegando, assim como os insumos também”, finalizou o prefeito.

Confira algumas fotos:

Colaboração e texto: Rafaela Patrício (Portal 27)

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de novembro de 2017

Endereço: