Câmara realiza solenidade em comemoração ao dia do Professor

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (Paulo Freire)

A Câmara Municipal, sob a presidência de Wendel Lima, realizou a 42ª Sessão Ordinária de cunho Solene ontem (19/10), às 15 horas, no Plenário Ewerson de Abreu Sodré para homenagear os professores.

Cada Vereador pode homenagear 01 professor ou professora que atuou ou tenha atuado no município. A entrega da homenagem de honra ao mérito em reconhecimento aos notórios serviços prestados e anos dedicados à Educação da população de Guarapari foi o ponto alto da solenidade.

No início da Sessão Solene, o vereador-presidente, Wendel Lima, convidou a Secretária Municipal de Educação, Sônia Meriguete, a adjunta Letícia Regina Prezotti, e a Supervisora técnica pedagógica, Naysa Taboada, para compor a Mesa.

Wendel, que é professor e já atuou como Secretário Adjunto da pasta, agradeceu a presença de todos e disse que a Casa de Leis gostaria de homenagear todos os professores do município. “Os homenageados desta tarde representam toda a classe, Professores de Guarapari, sintam-se abraçados e homenageados também”, ressaltou.

Em seguida, a Vereadora Fernanda Mazzelli leu uma mensagem destacando a importância dos mestres que ali seriam homenageados. A Vereadora que mantém um projeto com aulas de Jiu-Jitsu para crianças, sabe da responsabilidade que é educar e ensinar. “É muito gratificante ver o sorriso no rosto dessas crianças e poder contribuir para a formação como cidadão”, afirmou.

Durante a solenidade foram transmitidos alguns vídeos que emocionaram todos os presentes incluindo um vídeo com alguns professores da rede pública e particular de ensino da cidade. Eles puderam contar em seus depoimentos, qual foi a inspiração e como se tornaram professores e ainda puderam falar do papel deles na escola nos dias de hoje. O Vereador Sandro Bigossi, durante a entrega da honraria ao seu homenageado, lembrou que nos dias atuais o papel do professor vai muito além da alfabetização e do ensino regular. “Hoje o professor desempenha muitas funções em sala de aula, ele orienta, educa, ouve os problemas de casa e aconselha. Pela carga de trabalho excessiva, muitas famílias transferem a educação de casa para as escolas e aí que entra as várias funções que o professor hoje em dia desempenha”, finaliza.

Após esse momento, foi dada a palavra a secretária de Educação, Sônia, que pode apresentar pelo tempo de 05 minutos, um pouco do trabalho e dos projetos desenvolvidos pela SEMED. Destacou a importância da educação do campo, que representa mais de um terço das 61 escolas municipais. A secretária também falou da educação especial na construção de uma escola mais inclusiva trazendo e como os professores especializados estão se capacitando para dar todo o suporte necessário a esses alunos e concluiu afirmando que a política de Educação Inclusiva só se efetivará se cada um fizer sua parte: sociedade, sistemas educacionais, escolas e família.

Todos os presentes puderam apreciar o coral infanto-juvenil “Sons do Coração” sob regência do maestro Inárley Carletti, composto por estudantes das escolas “Maria Ramalhete Correa” e Ignez Massad Cola que fizeram bonito cantando duas músicas e abrindo o momento de entrega das honrarias aos homenageados da tarde.

Ao todo foram 21 homenageados, sendo que cada vereador indicou 1 professor e a mesa diretora fez a indicação de 4 profissionais da educação.

O vereador-primeiro secretário, Oziel de Sousa, fez um discurso parabenizando a todos os professores e demais profissionais que fazem parte da estrutura relacionada à área da Educação, como diretores, coordenadores, inspetores e serventes. Ele, também, lembrou dos professores ao longo de sua vida. Oziel que é estudante do curso de Direito, homenageou seu professor Thiago Gobbi, que segundo o vereador, representa todos os professores que passaram por sua vida.

No encerramento da solenidade, o Presidente Wendel Lima salientou que os professores continuem acreditando em sua missão de educar, não desanimem diante dos desafios, nem deixem de contribuir para desenvolverem, nas crianças, seres humanos melhores, de moral, valores e caráter.

“Gostaria nesse momento de tecer algumas palavras diretamente a esses guerreiros da educação municipal: Professor, obrigado pela dedicação, paciência e companheirismo com seus alunos ao longo de todos esses anos de ensino. Sabemos que a profissão não é tão valorizada como deveria, mas sabemos que com certeza o futuro da nação passa por vocês. Podem contar com a Câmara Municipal e com todos nós vereadores. Estamos sempre à disposição para ouvir os anseios e brigar por melhorias. Parabéns Professor” finaliza Wendel.

Confira a lista dos homenageados:

VEREADORES

HOMENAGEADOS