Câmara de Guarapari realiza solenidade no Dia do Agricultor

A Câmara Municipal de Guarapari realizou no dia 08 de Agosto de 2017, uma sessão solene, proposta pelo vereador Marcos Grijó (PDT), para comemorar o Dia do Agricultor que é celebrado em 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek.

O Engenheiro Agrônomo e Assessor da Vice-Governadoria do ES, Luiz Carlos Leonard Bricalli, esteve presente e realizou uma palestra sobre os desafios do setor para o ES.

Foi uma sessão bem emocionante pois uma dupla mirim sertaneja se apresentou no Plenário Ewerson de Abreu Sodré. Renatinha e Thiaguinho são filhos de Produtores rurais de Rio Claro, interior do nosso município e deram um show de talento e simpatia.

A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil.

Seus objetivos principais são:

– aprovisionar os habitantes das cidades

– conceber excedentes para a exportação

– gerar matérias-primas para fabricar álcool, e combustível alternativo brasileiro, e para favorecer as indústrias.

Parte da economia brasileira depende da agricultura, pois este é um setor que gera empregos para 22% da população ativa*, 20% das exportações são de produtos agrícolas, 12 do PIB (Produto Interno Brasileiro) são representados pela agricultura.

Apesar de o Brasil possuir ótimas condições, desde o clima até o solo, não chega ser um país auto-suficiente, produtos como, por exemplo, o trigo, que é proveniente de países estrangeiros, para ser cultivado no Brasil, possui um valor muito elevado, além disso, muitos produtos são produzidos exageradamente para atender a demanda externa, e toda essa situação exige muito investimento.

Em Guarapari, a agricultura deve ser valorizada, principalemente a agricultura familiar que é a força motriz de tantas famílias do interior do nosso município.

Confira a Lista de Agricultores homenageados:

VEREADORES

HOMENAGEADOS