Renato Casagrande visita a Câmara Municipal de Guarapari

O ex-governador do Estado do Espírito Santo e Presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, esteve na Câmara de Guarapari nessa terça-feira (06). Casagrande foi recebido pelo Presidente da Casa, vereador Wendel Lima (PSD) e pelos vereadores Sandro Bigossi (PDT), Marcos Grijó (PDT), Dito Xaréu (SD) e Fernanda Mazzelli (PSD).

Casagrande disse que tem percorrido algumas Câmaras Municipais para debater política. Ele destacou a importância do Município de Guareapari para o Estado e abordou a questão da política do país. Fez uma rápida análise do que aconteceu nesses últimos 32 anos, depois que o período democrático se iniciou no Brasil.

“De 1964 até 1985 tivemos um período autoritário do Governo Militar. A partir da eleição de Tancredo Neves, começamos um período de democracia no país. E depois da Proclamação da República em 1889, o período mais longo de democracia é este que estamos vivendo agora. Reconheço que avançamos muito. Dois presidentes foram afastados, mas o Brasil continuou funcionando. Avançamos no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social, seguro-desemprego, universalizamos a educação básica”, analisou.

Contudo, de acordo com ele, a ausência de uma decisão política, por não realizar as reformas estruturantes, colocou o país na posição que está atualmente. E ainda fez uma comparação entre o Brasil e os Estados Unidos. “Os Estados Unidos não se perderam no meio do caminho. Nós nos perdemos. Eles fizeram um projeto de desenvolvimento, tiveram uma boa política industrial e fizeram um rompimento com as relações do passado. Já o Brasil não teve um projeto nacional de desenvolvimento, não fez as reformas política, tributária, que pudessem dar segurança ao povo na hora de enfrentar as crises. A reforma previdenciária caminha para a injustiça, porque prejudica o trabalhador”, explicou.

Casagrande finalizou sua fala dizendo que a população não está vendo saída com a conjuntura política atual, mas também lançou palavras de esperança. “Foi a política ruim que levou o Brasil para o caminho de crise, mas a boa política levantará o Brasil. O Espírito Santo também vai melhorar, vamos voltar com a política do bem, a política do interesse público”, encerrou.

Em um gesto de delicadeza, presenteou os parlamentares, assessores e algumas pessoas da galeria com o Livro "Estado presente em defesa da vida. Um novo modelo de segurança pública". Autografou nominalmente todos os exemplares.

22ª Sessão Ordinária

Foram aprovados por unanimidade todos os Requerimentos apresentados na 22ª Agenda.

O Projetos de Lei Complementar 004/2017 que dispõe sobre as diretrizes para a instalação provisória de tapumes em calçadas para a execução de obras, foi baixado às Comissões Permanentes. O Projeto de Lei 073/2017 de autoria do vereador Thiago Paterlini (PMDB) que Institui a “Semana Municipal do Motociclista” no Município de Guarapari também foi baixado às Comissões.

Renato Casagrande (PSB) debatendo sobre a situação Política do país

Vereadora Fernanda MAzzelli (PSD) recebendo Casagrande

22ª Sessão Ordinária

Após o discurso de Casagrande

Presidente Wendel Lima (PSD) comentando o discurso de Casagrande

Vereadores recebendo Renato Casagrande no gabinete da Presidência da CMG

Texto: CMG e colaboração da CMV.

Data de Publicação: quarta-feira, 07 de junho de 2017