Evento na ALES com o Presidente da Comissão de Turismo Sandro Bigossi

A Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do ES apresentou no último dia 29, o Plano Diretor Metropolitano de Turismo e Cultura.

Nesse evento, o presidente da comissão de Cultura e Turismo da Câmara de Vitória, vereador Leonil (PPS), apresentou, para a comissão de Turismo da Assembleia Legislativa a ideia de criar um Plano Diretor Metropolitano de Turismo e Cultura. “Não dá para falar de turismo em Vitória sem falar da Região Metropolitana”, avaliou o vereador.

O vereador explicou que estão sendo realizadas audiências públicas em cada município da Grande Vitória, tendo em vista que cada um tem a sua particularidade, seu interesse e sua necessidade. Após essa etapa, será realizada uma audiência conjunta para que cada município apresente o seu plano, para que depois seja elaborado um plano metropolitano. Ele ressaltou ainda a importância do turismo na geração de emprego e renda para os municípios.

Além dos vereadores, participaram do encontro secretários e subsecretários de Turismo dos municípios da Grande Vitória, além do secretário estadual da pasta, José Sales Filho, e do subsecretário estadual de Cultura, José Roberto Santos Neves. Neves sugeriu que, além do Plano Diretor Metropolitano, os municípios criassem os fundos municipais de cultura, nos moldes do fundo estadual. “Quem faz cultura é o povo, mas o governo tem que criar condições. O fundo de cultura é um financiamento previsto no Tesouro”, explicou.

A presidente da Comissão da Assembleia Legislativa, Luzia Toledo (PMDB), demonstrou bastante interesse na elaboração do Plano: “Essa discussão não vai parar por aqui”, disse. A ideia do Plano Diretor Metropolitano de Turismo e Cultura é levantar os pontos fortes e as necessidades de cada cidade da Grande Vitória e o elo entre elas. O Plano estipulará objetivos em comum e uma rota metropolitana envolvendo a cultura e o turismo.

Na foto com o secretário estadual de Turismo José Salles, o subsecretário estadual da Cultura José Roberto Santos Neves, o vice-presidente da Comissão Deputado Nunes, o Vereador e Presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Guarapari, Sandro Bigossi (PDT), o Secretário Municipal de Turismo, Miguel Angelo Agrizzi  e demais representantes.

O Plano Diretor Metropolitano foi apresentado oficialmente para todo o ES, com a finalidade de trazer investimentos federais para as regiões com potencial turístico do ES, incluindo a cidade de Guarapari.

Sandro Bigossi  afirmou que esse foi um grande passo para o desenvolvimento real do potencial Turístico que Guarapari comporta. Não se trata apenas de sol e praia, o intuito é agregar um turismo de qualidade incluindo nossas regiões montanhosas que estão a poucos kilometros de nossas praias.

Já foram realizadas audiências públicas em Guarapari, Viana, Serra e Fundão. Cariacica, Vila Velha e Vitória também realizarão audiências. Em Vitória, a audiência para discutir o Plano Diretor Metropolitano de Turismo e Cultura será realizada no dia 20 de julho, no plenário da Câmara da Capital.

Texto: CMG com colaboração da CMV e ALES

Data de Publicação: quinta-feira, 01 de junho de 2017